Sistema de informação Itinerarium.net poderá alargar-se a todo o país

O sistema Itinerarium, hoje apresentado pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), pode vir a alargar-se a todo o país, com o apoio da Direcção-Geral dos Transportes Terrestres (DGTT), anunciou hoje fonte daquela empresa.

Agência LUSA /

O anúncio foi feito durante a apresentação do sistema Itinerarium.net, que permite que, a partir de hoje, os portuenses possam planear as suas deslocações no interior da cidade através da Internet.

O sistema, que é pioneiro a nível mundial, denomina-se Itinerarium.net - Rotas em Transporte Público, e fornece informação sobre percursos e planeamento de viagens através de um site na Internet.

Este sistema permite, a partir do acesso ao site www.itinerarium.net, a pesquisa de percursos em autocarro entre dois pontos da área de operação da STCP.

Possibilita ainda identificar e ver a localização das paragens da rede STCP relativamente a um ponto de interesse que facilmente se pode marcar num mapa, e consultar os percursos actualizados das linhas.

Uma das grandes novidades apresentadas pelo Itinerarium.net é a integração com outros dois operadores públicos de transportes - Metro e CP.

Há também a possibilidade de estender os cálculos dos percursos ao território nacional, através da interligação com o site www.transpor.pt, apoiado pela DGTT.

"O Itinerarium.net permite que cada pessoa obtenha, em poucos segundos, o seu plano de viagem individualizado, onde são recomendadas as linhas, paragens e tarifário para cada deslocação", disse o presidente da STCP, Juvenal Peneda.

A STCP apresentou também um outro sistema que utiliza novas tecnologias, o SMSBUS, mediante o qual divulga informação sobre horários de autocarros através de mensagens instantâneas e funcionará com recurso ao sistema GPS (iniciais inglesas de Sistema de Posicionamento Global).

O GPS é um sistema de navegação por satélite utilizado para determinação da posição na superfície da Terra ou em órbita, constituído por uma constelação de 24 satélites.

O SMSBUS está disponível em praticamente todas as linhas de oferta regular da STCP, com excepção das linhas 2, 10, 55, 61, 64, 68, 69, 70, 94, Linha Zona Histórica (ZH), Aerobus e eléctricos 1E e 18.

Este serviço será gratuito por um período de dois meses, até 30 de Abril.

A partir de 1 de Maio de 2005 o custo do envio de cada mensagem será de 30 cêntimos.

PUB