Site com produção intelectual da Universidade Minho já em língua inglesa
O RepositóriUM, um sítio na Internet que disponibiliza a produção intelectual da Universidade do Minho, arrancou com um interface em inglês, "reforçando a sua já significativa utilização internacional", disse hoje fonte académica.
Segundo fonte da Reitoria da Universidade, "ao longo dos seus dois anos de existência, [o sítio] registou mais de 250.000 entradas de cerca de 160.000 visitantes, oriundos de mais de 140 países e territórios do mundo, de que resultaram cerca de 2.800.000 +pageviews+".
Para além de Portugal, com cerca de 56 por cento das visitas, os Estados Unidos (16 por cento) e o Brasil (6 por cento) são as principais origens dos acessos ao RepositóriUM.
O RepositóriUM (http://repositorium.sdum.uminho.pt conheceu um crescimento acentuado em 2005, na sequência da definição pela Reitoria de uma politica de auto-arquivo e disponibilização da sua produção intelectual, de acordo com os princípios do Acesso Livre ao Conhecimento.
A fonte salienta que a Universidade do Minho é "uma das cinco instituições pioneiras, a nível mundial, na definição de uma política institucional e no auto-arquivo sistemático e disponibilização da sua produção científica em acesso livre".
Criado no seio da iniciativa e-UM (Campus Virtual - Universidade do Minho) e ajustando-se ao lema "UM - Universidade sem muros", o site reúne actualmente 2.900 documentos (contra os cerca de 600 que tinha em Novembro de 2004), dos quais cerca de 40 por cento são artigos de revistas, 29 por cento comunicações a congressos e conferências e 13 por cento teses e dissertações.
A esmagadora maioria dos documentos no RepositóriUM estão disponíveis em acesso livre e apenas menos de 10 por cento estão com acesso restrito à UMinho, seja definitivamente ou durante um período de embargo de um a três anos.
Desde o seu arranque, já se registaram mais de 240.000 +downloads+ (cerca de 150.000 apenas em 2005), na maioria sobre teses e dissertações.
Para além da disponibilização do interface em língua inglesa, o segundo aniversário do RepositóriUM fica também marcado por um novo serviço de ajuda sobre os direitos de autor (copyright) e o auto-arquivo de documentos para os autores da Universidade do Minho.