SNS prevê sete urgências encerradas este domingo, a maioria de Ginecologia e Obstetrícia

Seis urgências de Ginecologia e Obstetrícia e uma de Pediatria vão estar encerradas este domingo, de acordo com as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

RTP /
Lusa (arquivo)

No Hospital de Vila Franca de Xira não há urgência pediátrica nem obstétrica.

Em Almada, está fechado o atendimento urgente de Ginecologia e Obstetrícia, no Garcia de Horta, e o mesmo acontece em Setúbal no Hospital de São Bernardo.

Esse serviço também não está a funcionar no hospital Distrital de Santarém, no Hospital de Santo André, em Leiria e em Aveiro.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Na sexta-feira, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse que o plano de emergência para a saúde, apresentado há um ano, estava a ter resultados, referindo que há menos urgências fechadas do que em 2024.

"Há hoje menos urgências fechadas e mais urgências abertas" e no caso da Península de Setúbal, em Obstetrícia, "até ao momento, neste mês de julho não houve nenhum encerramento", afirmou o governante, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

Contudo, no dia 09 de julho, o Hospital do Barreiro (distrito de Setúbal) suspendeu o funcionamento do Serviço de Urgência de Obstetrícia e Bloco de Partos durante 10 dias e este fim de semana de 19 e 20 de julho a urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta (Almada) vai estar encerrada.

No caso deste hospital em concreto, em Almada, o governo espera que as urgências estejam abertas "em permanência todos os dias do ano, 24 horas por dia" a partir de setembro.

 

C/lusa

Tópicos
PUB