Soares apela a "diálogo ecuménico" entre todas as religiões
O candidato presidencial Mário Soares apelou hoje ao "diálogo ecuménico" entre todas as religiões, sublinhando que qualquer sentimento religioso é individual e merece ser respeitado.
"Sempre fui um defensor do diálogo ecuménico entre todas as religiões", afirmou Mário Soares, durante uma visita que realizou ao início da tarde à mesquita de Odivelas, no distrito de Lisboa.
Mário Soares, que logo no início da visita lembrou que é um agnóstico, apelou por diversas vezes à "convivência inter-religiosa", considerando que o pior que podia acontecer seria "deixarmo-nos cair numa nova guerra entre religiões".
"Isso seria um recuo civilizacional", acrescentou, salientando a necessidade de existir um "absoluto respeito pelas crenças dos outros".
Numa breve conversa com o líder da comunidade muçulmana de Odivelas, Asfak Tayob, o candidato apoiado pelo PS lembrou ainda o papel que desempenhou no processo de separação do Estado e da Igreja e na posterior instituição do laicismo em Portugal.
"A lei da separação do Estado e da Igreja foi importantíssima", disse.
A visita à mesquita de Odivelas terminou com o candidato a Belém a dirigir algumas palavras às dezenas de homens que se encontravam àquela hora a fazer as suas orações.
"Enquanto existir um Estado laico, vocês não serão objecto de perseguições. Pelo contrário, são recebidos em Portugal com amizade", disse, apelando uma vez mais à necessidade de todas as religiões "conviverem em paz".
De Odivelas, Mário Soares seguiu para outro concelho da Área Metropolitana de Lisboa: Vila Franca de Xira.
Em Vila Franca de Xira, onde era aguardado por cerca de quatro dezenas de apoiantes, Mário Soares começou por visitar uma exposição de pintura neo-realista no Celeiro da Patriarcal, que terminou com uma "prova" de sonhos.
Desafiado a experimentar um daqueles doces tradicionais do Natal, Mário Soares não se fez rogado e, em frente às câmaras de televisão e aos fotógrafos que acompanhavam a visita, comeu o bolo.
Do Celeiro da Patriarcal, a comitiva seguiu para o local onde ficará instalada a sede de campanha de Mário Soares.
Aí, o candidato apoiado pelo PS aproveitou para apelar à "energia" dos seus apoiantes, considerando que esta será uma "campanha difícil por vários motivos".
De volta à rua, Mário Soares distribuiu beijos e apertos de mão às pessoas com quem se cruzava, aproveitando ainda para entrar em algumas lojas da principal rua de comércio da cidade.
Uma breve passagem pela casa-museu Mário Coelho antecedeu a última paragem da visita a Vila Franca de Xira: a casa de Helena Guerra, viúva do antigo embaixador Álvaro Guerra e mandatária da candidatura de Mário Soares no concelho.