Sócrates apadrinha constituição de associação transfronteiriça

O primeiro-ministro, José Sócrates, p reside sexta-feira à cerimónia de assinatura da escritura pública de constituiçã o da Associação do Vale do Minho Transfronteiriço, que agrega cinco municípios portugueses e 16 galegos, anunciou hoje a autarquia.

Agência LUSA /

Rui Solheiro, presidente da Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, disse à Agência Lusa que a nova associação significa o culminar de um longo pro cesso e "destina-se de uma forma muito especial a preparar e apresentar candidat uras ao programa comunitário Interreg".

Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura e Caminha são os municípios portugueses que integram a associação, genericamente denominada "UniMinho", enqu anto do lado da Galiza estarão representados 16 municípios da província de Ponte vedra.

Entre os vários projectos que a "UniMinho" pretende fazer chegar a Brux elas, Solheiro revelou que uma das prioridades vai para a despoluição do rio Min ho e requalificação das suas margens, com a criação de diversos equipamentos e e spaços de lazer, percursos pedonais e locais de pesca.

Segundo o responsável, outra aposta tem a ver com a qualificação da red e viária transfronteiriça, para melhorar as condições de acesso entre os municíp ios dos dois lados do rio, tanto em termos de auto-estradas como de ligação das vias municipais às estradas nacionais e às pontes internacionais sobre o Rio Min ho.

A qualificação e valorização dos centros históricos e urbanos e o desen volvimento de infra-estruturas de transportes e telecomunicações serão outras da s prioridades da nova associação.

No sábado, José Sócrates presidirá, no Palácio da Brejoeira, em Monção, à apresentação pública do projecto "Vale do Minho Digital", recentemente homolo gado pelo ministro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, e que representa um investimento global de seis milhões de euros.

A principal finalidade é a criação de uma plataforma digital de promoçã o dos municípios agrupados na Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho, nomead amente, Monção, Melgaço, Valença, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura.

PUB