Sócrates diz que novo presidente da RTP assegurará rigor e isenção na gestão
Lisboa, 23 Nov (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que o novo presidente da RTP, Guilherme Costa, dá garantias de ser "um bom gestor profissional", assegurando a "isenção e autonomia" da empresa.
As declarações do primeiro-ministro foram proferidas na Assembleia da República, depois de ter sido aprovada em votação final a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2008.
Interrogado sobre o facto de Guilherme Costa ter sido até agora administrador não executivo do grupo Impresa, Sócrates respondeu que, qualquer que fosse a escolha do Governo em relação a um "gestor profissional, com curriculum", este teria necessariamente de ter trabalhado para outras empresas no seu passado.
Dirigindo-se aos jornalistas, Sócrates fez o seguinte repto:
"Gostaria que me dissessem qual o gestor profissional que o Governo pedira indicar para ser capaz de assegurar a continuidade da linha de rigor na RTP que não tivesse antes trabalhado numa empresa. Essa questão é absolutamente caricata", reagiu o chefe do executivo.
Segundo o primeiro-ministro, com a escolha de Guilherme Costa, "o Governo pretendeu nomear um gestor profissional com curriculum".
"Só conheço gestores profissionais com curriculum que antes trabalharam em empresas", argumentou.
Sócrates sublinhou depois que Guilherme Costa "é um bom gestor profissional, que dá garantias de independência, isenção, autonomia e rigor financeiro na RTP".