Sócrates inaugura novo lar em Borba, mas lista de espera já tem mais de 150 idosos

Borba, Évora, 24 Jan (Lusa) - A Misericórdia de Borba inaugura sexta-feira um novo lar de idosos com capacidade para 36 utentes, num investimento de 800.000 euros, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

José Sócrates vai participar na inauguração do lar de Borba no decorrer da iniciativa "Governo Presente" no distrito de Évora, cerimónia em que estará acompanhado pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva.

O vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba, Rui Bacalhau, explicou hoje à agência Lusa o novo equipamento, construído com capitais da instituição, pretende dar resposta a uma lista de espera para a entrada de idosos que já se estende por mais de 150 pessoas.

"A população do concelho, assim como a de todo o Alentejo, está cada vez mais envelhecida e a lista de espera para os lares desta instituição apresenta já mais de 150 idosos, mais do dobro da capacidade do actual lar da Misericórdia, que conta com 60 utentes", observou.

A lista de espera inclui mulheres, homens e casais.

A Misericórdia, segundo o responsável, aguarda pela abertura dos novos fundos da União Europeia, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para saber se há hipótese de apresentar uma candidatura para comparticipação do investimento realizado com o novo lar.

De acordo com Rui Bacalhau, o novo equipamento foi construído na Quinta da Prata, junto ao lar já existente, propriedade da Misericórdia de Borba.

Trata-se, segundo o vice-provedor, de mais um equipamento do complexo social da Misericórdia, denominado "Aldeia Social", na Quinta da Prata.

A Misericórdia de Borba tem em funcionamento um lar de idosos e centro de dia, infantário, oficina do idoso, Universidade Sénior, centro comunitário, actividades de tempos livres para crianças e serviço de apoio domiciliário.

TCA.

Lusa/Fim


PUB