Sócrates inaugura, quarta-feira, equipamentos sociais em Alijó e Chaves
Vila Real, 30 Set (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, inaugura quarta-feira três equipamentos de apoio aos mais velhos e doentes em Alijó e Chaves, iniciativas que decorrem no âmbito do Dia do Idoso.
A visita de José Sócrates ao distrito começa precisamente na sua terra Natal, Alijó, com a inauguração da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Alijó.
A infraestrutura, um investimento global de três milhões de euros, com a comparticipação do programa Saúde 21, vai disponibilizar 20 camas no regime de longa duração e manutenção e 12 em média duração e reabilitação.
O distrito de Vila Real vai dispor, até ao final de Outubro, de um total de 191 camas integradas na Rede de Cuidados Continuados, que deverá ficar dotada, até 2016, com mais de 16 mil novas camas em todo o país.
Depois, José Sócrates ruma a Chaves para inaugurar o Lar de Idosos de Casas dos Montes, da Santa Casa de Misericórdia de Chaves, que tem capacidade para 14 utentes e, segundo o provedor Nuno Rodrigues, representou um investimento de 310 mil euros.
O primeiro-ministro passa ainda pelo novo equipamento da Associação Lar Bom Caminho, de Calvão, que tem capacidade para receber 18 utentes idosos, mais 20 utentes no centro de dia e igual número em apoio domiciliário.
À margem da visita do primeiro-ministro a Misericórdia de Chaves coloca também em funcionamento, a partir de quarta-feira, um outro lar de idosos, em Vilarelho da Raia, com capacidade para 14 utentes e um investimento de 221 mil euros.
O ritmo de crescimento da população idosa no distrito de Vila Real tem sido bastante acelerado, com um aumento percentual de 11,7 para 20,3, entre 1981 e 2004, segundo dados do CRSS de Vila Real.
O índice de envelhecimento demográfico (relação entre a população idosa e a população jovem) tem vindo a aumentar, representando em 1981 aproximadamente 40,7 por cento e, em 2004, 147,3 por cento.
PLI.
Lusa/Fim