STAPE explica a democracia e as eleições aos mais novos na Internet

O STAPE pôs nas mãos da "Cruz", uma boneca com as cores da bandeira portuguesa, a responsabilidade de explicar aos mais novos, através da Internet, o que é a democracia e para que servem as eleições.

Agência LUSA /

Numa iniciativa inédita, os responsáveis do STAPE - Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral criaram no seu site (http://www.stape.pt uma entrada a partir da qual se explica o que é uma democracia, quais os partidos que vão a votos nestas legislativas, o que é a Assembleia da República, o número de deputados e círculos eleitorais.

"Sensibilizar as crianças, de uma forma simples e atractiva, para o que é o próximo acto eleitoral" é o objectivo do STAPE, de acordo com as palavras do sub-director geral do organismo, Zeferino Bual.

Quando se entra neste link, por exemplo, a primeira informação é que "Portugal é uma democracia representativa" e fica a saber-se qual a origem da palavra.

As opções a partir daqui são "saber mais", neste caso sobre "democracia", ou "continuar" até ao final, onde se pode ler, entre outra informação, que "o partido com maior número de votos é o que coloca mais pessoas na Assembleia e que irá governar o país".

Para divulgar a iniciativa, o STAPE começou a distribuir hoje a informação intitulada "As eleições legislativas explicadas às crianças" às câmaras municipais e juntas de freguesia, pretendendo, assim, que esta seja distribuída pelas escolas.

PUB