STCP lança nova Rede de Madrugada com 13 linhas centradas nos Aliados

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) começa a operar segunda-feira a nova Rede de Madrugada com 13 linhas funcionando diariamente entre a 01:00 e as 06:00, anunciou hoje o presidente da empresa, Juvenal Peneda.

Agência LUSA /

Presentemente a STCP tem 12 linhas a funcionar no período da madrugada, mas a nova rede hoje divulgada apresenta um desenho completamente novo.

"Este é o primeiro passo no sentido da Nova Rede diurna, que entrará em funcionamento a 1 de Novembro, visando a total complementaridade entre a STCP e o Metro do Porto", disse Juvenal Peneda.

O presidente da STCP sublinhou que a empresa serve anualmente 400 mil clientes entre a 01:00 e as 06:00, uma pequena fracção do número global - cerca de 220 milhões - de passageiros transportados pela empresa em cada ano.

Esta rede é mais extensa do que a anterior, tendo os seus percursos sido redesenhados em função da procura existente, com desenho radial e centro na Avenida dos Aliados.

Apresenta também uma melhor cobertura do território e uma oferta coordenada, ficando todas as linhas com partida à mesma hora (frequência de 60 minutos), da Av. dos Aliados.

"Desta forma garante-se a todos os passageiros que iniciem o seu percurso em qualquer ponto de uma linha, transferência para outra linha na Av. dos Aliados sem espera, ou com uma espera mínima de dois a três minutos", disse o presidente da STCP.

As ligações radiais desenvolvem-se a partir do centro do Porto para os concelhos limítrofes de Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e Gaia, incluindo ainda os principais centros de lazer nocturno, os bairros sociais e os principais pólos de residências universitárias.

Todos os autocarros neste serviço estão dotados de sistema de videovigilância para aumentar a segurança dos passageiros.

"No período entre a 01:00 e as 06:00, este é o único sistema de transporte público disponível no Porto", disse Juvenal Peneda, frisando que o desenho da nova rede beneficiou do apoio de todas as câmaras envolvidas.

O presidente da STCP reconheceu que "o serviço neste horário é e será sempre deficitário, no Porto como em qualquer outra cidade europeia, já que o número de passageiros é diminuto", mas sublinhou que "faz parte do contrato da STCP com o Estado proporcionar transporte público aos cidadãos 365 dias por ano, 24 horas por dia".

"Nós não paramos nem sequer na noite de Natal", frisou.

Os autocarros das 13 linhas saem todos da Av. dos Aliados à hora certa (01:00, 02:00, 03:00, 04:00 e 05:00) e chegam a cada um dos respectivos destinos meia hora depois, regressando logo ao centro do Porto onde chegarão dois ou três minutos antes da hora da nova partida.

Apenas duas linhas - Valongo e Leça - têm um percurso mais longo, de uma hora, motivo pelo qual serão servidas por dois autocarros, de forma a manter a frequência de 60 minutos.

A nova Rede de Madrugada apresenta também uma imagem nova com um novo logótipo que visa facilitar a sua identificação.

A letra "M" identificará todas estas linhas, começando pela 1M, que ligará a Av. dos Aliados ao mercado de Matosinhos, enquanto a 2M vai para Francos, via Praça do Império e a 3M se destina a Araújo, via Hospital de S. João.

A 4M vai até à Câmara da Maia, a 5M à Travagem, a 6M à Codiceira, a 7M a Valongo (via Monte dos Burgos), a 8M a S. Pedro da Cova e a 9M a Gondomar (via Campanha).

Os passageiros destinados a Vila d+Este, em Gaia, deverão apanhar a linha 10M, enquanto a 11M chega até à estação da CP de Valadares e a 13M a Leça da Palmeira, em Matosinhos, via Senhora da Hora.

PUB