Sucessivas largadas de toiros em 25 horas concorrem ao Guiness
Durante 25 horas seguidas, Samora Correia terá sempre um touro nas suas ruas, numa largada de 25 horas que pretende ser registada no Guiness, anunciou hoje a organização.
Segundo Hélio Justino, presidente da Junta de Samora Correia, esta largada de touros vai durar 25 horas e poderão envolver até duas dezenas de animais que irão percorrer as ruas da vila, numa iniciativa que pretende promover esta tradição ligada à lezíria e à tauromaquia.
Entre as 16:00 de domingo, dia 30 de Abril, e as 17:00 do dia seguinte, os toiros andarão à solta nas ruas de Samora Correia pelo que os "mais corajosos" poderão tentar "brincar com o animal" em qualquer período da festa, explicou Hélio Justino.
A iniciativa está integrada na primeira Semana Taurina de Samora Correia, que pretende assim inscrever o seu nome no Livro dos Recordes.
"Vamos realizar esta largada e depois vamos inscrevê-lo no Guiness já que não existe nada do género", explicou o presidente da Junta.
As largadas de touros normalmente duram pouco mais de uma hora e estão associadas a festas populares de tauromaquia, mas a Junta de Freguesia quer transformar estas acções numa medida promocional.
"Para muita gente será uma oportunidade de ver um touro ao vivo a passear pelas ruas", afirmou o autarca, que garante terem sido tomadas todas as medidas de segurança para impedir qualquer fuga dos animais durante o percurso.
Quanto aos riscos que os curiosos quererão assumir em enfrentar os toiros, Hélio Justino afirma que cada uma "terá se saber de si" caso queiram entrar nas zonas onde estão os animais.
Os touros serão largados no Largo do Calvário e depois irão percorrer várias ruas da zona histórica, mas além desta iniciativa a organização preparou outras acções para promover a tradição taurina.
Paralelamente às demonstrações de toureio, serão realizados debates temáticos bem como uma apresentação de um livro subordinado ao tema.