Summer CEmp junta jovens universitários no debate sobre o projeto europeu

por RTP

Começa na terça-feira a terceira edição do Summer CEmp, em Monsaraz. Durante quatro dias, 40 jovens participam em debates, exercícios práticos e conversas sobre o projeto Europeu. A Representante da Comissão Europeia, Sofia Colares Alves, apresentou à RTP o programa e os objetivos deste evento.

A escola de verão junta junta 70 oradores da atualidade política e mediática e 40 estudantes universitários. Entre os convidados estão os comissários europeus Carlos Moedas e Julian King, e os ministros Mário Centeno e Tiago Brandão Rodrigues.

No Summer CEmp pretende-se que haja "um debate franco sobre as questões europeias com jovens universitários". O objetivo é sair do debate "sobre a Europa das conferências e dos colóquios muito formais e levá-los a uma população mais jovem (...), mas também ao interior de Portugal", explica Sofia Colares Alves.

Baseando-se em formatos informais, a iniciativa visa a criação de uma "escola de verão" onde podem ser abordadas várias questões. O Alqueva, a segurança, cidadania, o "sentimento de pertença à União Europeia" e "movimentos políticos", são alguns dos temas que a organização espera abordar com os participantes.

A terceira edição do Summer CEmp decorre de 27 a 30 de agosto, em Monsaraz. Trata-se de um seminário intensivo e interativo com formatos práticos de aprendizagem como conversas improváveis e exercícios práticos para entender melhor o projeto Europeu e é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
pub