Tartaruga "Lucky" regressa ao mar açoriano, após cativeiro cinco anos

Uma tartaruga-loba ou careta que há cinco anos está cativa na Dinamarca, a cujas costas arrojou, vai ser libertada no mar dos Açores para que os seus movimentos sejam seguidos por satélite, anunciou hoje fonte da universidade açoriana.

Agência LUSA /

A fonte do departamento universitário de Oceanografia e Pescas adiantou que a libertação da "Lucky" se enquadra num projecto do instituto de pesquisa dinamarquês NERI e do aquário nacional da Dinamarca que pretende estudar a "viabilidade de futuras libertações na natureza de tartarugas mantidas em cativeiro".

O percurso da tartaruga será seguido via satélite durante um ano, mediante a colocação no animal de um transmissor, referiu.

Segundo indicou, a pesquisa prevê o acompanhamento de outras tartarugas capturadas na natureza, de forma a confrontar o comportamento da "Lucky" com o de exemplares que não conheceram o cativeiro.

Das tartarugas apanhadas na natureza serão também recolhidas amostras de tecidos genéticos e de dados morfométricos para identificar qual a população de que são originárias, acrescentou.

Segundo a Universidade dos Açores, o estudo em torno da "Lucky" servirá para a realização de documentários televisivos que funcionarão como "componente de educação ambiental" do projecto.

PUB