Tavira vai ter delegação do SEF devido a aumento de estrangeiros

A cidade de Tavira, Algarve, terá uma delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a partir de Abril, para responder ao aumento do número de estrangeiros residentes naquele concelho, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Agência LUSA /

O presidente da Câmara de Tavira, Macário Correia, disse hoje à Lusa que nos últimos anos chegaram àquele concelho algarvio cerca de "quatro mil estrangeiros" e que a autarquia considerou que uma delegação do SEF seria a melhor forma de os acolher e auxiliar.

A delegação do SEF de Tavira vai ficar instalada numa moradia cedida pela autarquia em pleno centro da cidade - Rua Dr. Augusto Carlos Palma (Antiga Casa dos Magistrados) - junto do Tribunal, PSP, Segurança Social e Divisão de Assuntos Sociais da Câmara Municipal.

Naquele espaço, cuja manutenção e apetrechamento técnico ficará a cargo do SEF, funcionará o atendimento dos utentes, além de outros serviços.

A maioria dos estrangeiros a residir em Tavira são oriundos dos países de Leste - Bulgária, Ucrânia e Moldávia - dos novos países aderentes à União Europeia, nomeadamente Polónia e de países africanos, explicou Macário Correia.

Contudo, também há residentes estrangeiros de nacionalidade francesa, suíça e inglesa cuja segunda residência é em Tavira, adiantou o presidente daquela autarquia.

Com a delegação do SEF em Tavira, os estrangeiros passam a poder tratar da sua documentação sem terem de se deslocar à Delegação Regional do SEF em Faro, resultando numa economia de tempo e de dinheiro, observou a autarquia.

PUB