Taxista de Figueiró dos Vinhos realizava frequentes serviços ao estrangeiro
Coimbra, 21 Jan (Lusa) - O motorista da carrinha-táxi que se envolveu hoje num acidente em Espanha, em que morreram quatro portugueses e três ficaram feridos, realizava frequentes serviços ao estrangeiro, disse à Lusa uma fonte da Federação Portuguesa do Táxi (FPT).
O taxista, de 49 anos, que morreu no acidente, foi emigrante em França e iniciou a sua actividade em 2004, em Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria, dispondo para tal de uma viatura Volkswagen - 7 hc Shuttle, com a matrícula 36-45-ZE, cor beje-marfim, propriedade da firma Luís & Luís, Lda.
A fonte da FPT disse que o taxista estava inscrito como sócio na Delegação Centro da federação, onde fez em 2007 uma acção de formação de um mês para obter o Certificado de Aptidão Profissional, documento legalmente exigido para poder transportar passageiros.
Estava licenciado para exercer a profissão a partir da povoação do Cercal, freguesia da Aguda, concelho de Figueiró dos Vinhos.
"Era uma pessoa muito calma. Nunca houve qualquer queixa deste homem", adiantou a fonte da Federação Portuguesa do Táxi, após ter contactado com a mulher do associado, que ainda não tinha a confirmação da morte do marido.
Quatro portugueses morreram e três outros ficaram feridos, dois com gravidade, na sequência de um acidente de viação que envolveu três veículos ao início da manhã de hoje em Pollos (Valladolid), Espanha.
Três dos mortos, incluindo o motorista da carrinha-táxi, eram oriundos de Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria, e o quarto residia em Sazes do Lorvão, Penacova.
Fonte do Departamento Provincial de Tráfico de Valladolid confirmou à Lusa que os quatro mortos, dois deles familiares, viajavam na carrinha de matrícula portuguesa que se envolveu no acidente com uma viatura de matrícula espanhola e uma outra de matrícula francesa.
Miguel Alejo, delegado do governo em Castela e Leão, explicou que a carrinha espanhola invadiu a via contrária, embatendo na carrinha em que circulavam os sete portugueses.
Essa carrinha de transporte, registada em Salamanca e que viajava no sentido de Valladolid, embateu no táxi-carrinha bege, registado em Figueiró dos Vinhos, em que viajavam os sete portugueses, dos quais quatro morreram, dois estão feridos com gravidade e um terceiro com ferimentos leves.
Uma terceira carrinha acabou por sair da via, quando tentava evitar o acidente, capotando, tendo o seu condutor registado ferimentos ligeiros.
O passageiro português ferido leve relatou à Guarda Civil no local do acidente que o grupo vinha de França e se dirigia para Portugal.
Um dos feridos está no Hospital Clínico Universitário de Valladolid (um jovem de 21 anos), dois no Hospital Universitário Rio Hortega de Valladolid (dois homens de 33 anos) e os dois restantes no Hospital Comarcal de Medina del Campo (um homem de 54 anos e um jovem de 19).
O acidente ocorreu às 06:27 locais, menos uma hora em Lisboa, no quilómetro 165 da auto-estrada A-62 no sentido Portugal.
CSS/ASP.
Lusa/Fim