Técnica da PT diz que "era normal" juntar dados de vários telefones

Uma técnica de informática da PT disse que "era normal" o seu departamento juntar dados de telefones da mesma conta em fic heiros Excel em resposta a pedidos de informação internos, como aconteceu com o "Envelope 9".

Agência LUSA /

Ana Paula Otero Silva Fernandes foi a técnica da Portugal Telecom (PT) que em 2003 recolheu os dados telefónicos e introduziu um filtro no ficheiro de Excel que viria a constituir o chamado "Envelope 9" anexo ao processo judicial C asa Pia.

Ouvida hoje na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar sobre o "Enve lope 9", Ana Paula Fernandes relatou ter recebido um pedido interno de facturaçã o detalhada de apenas "um número de telefone pertencente a uma determinada conta " num período de tempo.

Contudo, a funcionária do departamento de sistemas de informação da PT salientou que só podia fazer a recolha "de toda a informação daquela conta clien te" porque os dados são acessíveis sempre a partir "do número de cliente".

Questionada pelo deputado do BE Fernando Rosas sobre se "é normal atrás de um número virem outros", Ana Paula Fernandes afirmou que "era normal e é nor mal" e que na altura "não sabia se precisavam da informação de outros números de telefone daquela conta".

"Não sabia a que se destinava a informação. Imagine que era para um cli ente fazer a reclamação da factura", justificou. "Extraí toda a informação da co nta cliente, não tenho outra forma de extrair aquela informação", acrescentou.

A informática contou que respondeu ao pedido do "Back Office" enviando por e-mail um ficheiro de Excel, como sempre fazia e faz, com um filtro "para mo strar de imediato o número de telefone que foi solicitado" ocultando os outros t elefones daquela conta.


PUB