Técnicos de apoio a crianças autistas despedidos por falta de financiamento do Ministério

Nove dos 14 técnicos do Centro de Recursos para a Inclusão foram dispensados pela Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Lisboa, porque o Ministério da Educação não deu ainda resposta ao pedido de financiamento.

Isabel Gaspar Dias /

Foto: Ali Ali/EPA

A presidente da direção da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, Maria Paula Figueiredo, explica à agência Lusa que faltam garantias e financiamento para o apoio a crianças com necessidades educativas especiais.

Há relatos de escolas que ainda não abriram as portas a estas crianças. “Não podemos começar a funcionar nestes termos”, lamenta Maria Paula Figueiredo.

Contactado pela agência Lusa, o Ministério da Educação revelou que já terminaram as análises dos Planos de Ação para o ano letivo 2013/2014 e que está garantido o financiamento dos Centros de Recursos para a Inclusão.

Fonte do Ministério da Educação garantiu esta manhã à Antena1 que vai responder até sexta-feira a todas as intuições que apresentaram planos de ação e pedidos de financiamento.

(com Sandra Henriques)
PUB