Temperaturas em Portugal voltam a chegar aos 40 graus

Portugal Continental volta hoje a ser alvo das altas temperaturas que levam o Instituto de Meteorologia (IM) a colocar vários concelhos de 11 distritos sob aviso de risco máximo de incêndio. As regiões do norte e centro são as mais afectadas com as temperaturas em várias localidades a chegarem aos 40 graus. Cerca das 14 horas a Autoridade Nacional de Protecção Civil dava conta da existências de 11 incêndios activos.

RTP /
Temperaturas elevadas levam os portugueses a procurar locais mais frescos José Sena Goulão/Lusa

As altas temperaturas previstas para o dia de hoje levaram o IM a colocar activo o aviso de risco máximo de incêndio para os concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Faro.

Já a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) mantém em alerta laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, todo o território de Portugal continental até à próxima sexta feira depois dos últimos dados fornecidos darem conta de que no dia de ontem se registaram 459 incêndios florestais, os quais foram combatidos por 7.291 bombeiros apoiados por 2.013 veículos.

Apesar dos avisos as previsões do IM para hoje são de continuação de tempo quente com o céu geralmente limpo, ainda que se apresente temporariamente nublado na região sul o que levará a uma ligeira descida das temperaturas máximas, com 25 graus Célsius para Ponta Delgada, 26 para o Funchal, 32 para Faro, 35 para Lisboa e 36 para o Porto.

Alerta vermelho da Direcção Geral da Saúde

As temperaturas elevadas que são esperadas para hoje levam igualmente a Direcção Geral de Saúde (DGS) a colocar sete distritos em alerta vermelho, o mais alto de três níveis, Braga, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja.

A DGS alerta para o facto de as elevadas temperaturas poderem provocar "graves problemas" para a saúde, pelo que os cuidados deverão "ser redobrados" face às altas temperaturas esperadas com o IM a prever que as temperaturas nestes distritos possam chegar aos 40 graus.

Sob aviso laranja, que representa uma situação de risco grave a moderado, está o distrito de Leiria, que deverá chegar aos 39, Viana do Castelo, para o qual se prevê uma temperatura de 37, e os distritos de Aveiro e Guarda, ambos com 36.

Já os restantes distritos de Portugal Continental encontram-se sob aviso amarelo, o que configura uma situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas, com excepção de Faro, cujo aviso se refere unicamente à existência de alguma agitação marítima.

Para hoje as previsões do IM referem que Beja e Évora serão os distritos com as temperaturas mais elevadas, cerca de 40 graus, seguidos de Portalegre, Braga e Leiria com 39, Castelo Branco, Viseu e Vila Real com 38 e Viana do Castelo e Coimbra com 37.

Bragança, Porto e Guarda deverão chegar aos 36, Lisboa registará 35, Sines 33 e Faro 32.

Sagres será o distrito de Portugal continental a registar a temperatura mais baixa, 28, enquanto que o Funchal, no arquipélago da Madeira, chegará aos 26 e Ponta Delgada, nos Açores, terá 25.

 

PUB