Tempestade tropical Gaston atinge Açores na quinta-feira

por RTP

O arquipélago dos Açores deverá ser atingido, a partir de quinta-feira, por uma tempestade tropical identificada pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA. A altura em que estará mais perto do arquipélago será que no dia 23 às 18h00.

Esta quarta-feira, às 9h00 (hora dos Açores), o centro da tempestade tropical GASTON localizava-se a aproximadamente 1050 quilómetros a oeste/sudoeste da ilha das Flores, com uma pressão mínima no seu centro de 1000 hPa e com uma velocidade de deslocamento de 26 km/h para nordeste, refere uma nota publicada pelo IPMA.

Na quinta-feira, o ciclone deverá alterar a sua trajetória para leste, prevendo-se que no dia 23, sexta-feira, às 18h00 seja o momento em que se encontre mais próximo do arquipélago (130 km a norte do Corvo).

A sua influência deve começar a sentir-se a partir do dia 22, quinta-feira, no Grupo Ocidental com precipitação que poderá ser por vezes forte, sendo o período com vento mais forte no dia 23 à tarde nas ilhas Flores e Corvo com rajadas da ordem dos 90 km/h.

No dia 23 também deverão ocorrer períodos de chuva a começar pelo grupo Central e a estender-se ao Grupo Oriental.

A parte mais ativa desta tempestade, em termos de vento e precipitação, deverá ocorrer a norte do arquipélago.

No entanto, o IPMA admite ainda alguma incerteza relativamente à trajetória que vai seguir.
Tópicos
pub