Teresa Luzio celebrou 109 anos com fraco ouvido mas muito cantar

por Agência LUSA

Uma das mulheres mais idosas de Portugal, Ter esa Madureira Luzio, celebrou, em Chaves, 109 anos com surpreendente vitalidade e boa disposição, fazendo questão de cantar para os gravadores e microfones dos jornalistas.

Os parabéns à idosa, natural de Castelões, foram cantados na Santa Cas a da Misericórdia de Chaves, onde Teresa Luzio reside há 17 anos.

A aniversariante, já acostumada aos microfones e máquinas fotográficas dos jornalistas, recebeu os seus convidados com um enorme sorriso e surpreendeu os presentes quando começou a cantar músicas antigas.

Teresa Luzio diz que não sabe quantos anos faz hoje, porque só consegu e contar até cem, mas garante que já tem os anos "das bisavós", além de recordar que não vive ninguém do seu tempo na sua terra natal.

A grande dificuldade da idosa, que nasceu em 1897 e passou por três sé culos, é a audição e, por isso, a conversa tem de ser feita num tom de voz eleva do.

"Já estou surda, mas às vezes, ainda falo demais", afirma, para contar, de imediato, que passa agora os dias no lar da Santa Casa a dormir ou a ver tel evisão.

As recordações do passado é que, garante, invadem a cada momento a mem ória da "Teresinha", como é carinhosamente tratada pelos funcionários da institu ição e amigos.

"Andei pela Argentina e Lisboa, onde costurei para ganhar a vida e esti ve ainda muitos anos num convento em Espanha, onde me tornou freira", recordou.

De regresso à terra Natal, Teresa Luzio passou a fazer a novena e a rez ar o terça na igreja local, substituindo o padre durante a semana.

"As pessoas gostavam mais dela do que do padre e guardavam-lhe mais res peito", afirma Manuel Madureira, 77 anos, primo da aniversariante.

"Teresinha" nunca se casou e nem quer ouvir falar de namorados, que, "g raças a nosso Senhor, é coisa que não conheço. E não estou arrependida", garante .

Por ter sido sempre "muito doente", a aniversariante diz que manteve um a alimentação de dieta e, quando questionada sobre o segredo da sua longevidade, afirma apenas que "está nas mãos de Deus".

Segundo Nuno Rodrigues, provedor da Misericórdia de Chaves, a aniversar iante é uma "das mulheres mais idosas de Portugal".

Quanto a presentes, Teresa Luzio afirma que quem recebe não pode escolh er e, por isso, qualquer coisa é boa, "nem que seja um botão".

pub