Todas as casas da cidade do Porto ligadas à rede de esgotos em 2/3 anos
A empresa municipal Águas do Porto garantiu hoje que todas as habitações da cidade estarão ligadas à rede de esgotos num prazo de dois a três anos, permitindo reduzir a carga poluente no estuário do Rio Douro.
"O Porto não é o principal poluidor do estuário do Douro, mas não enjei ta as suas responsabilidades", disse o presidente da Comissão de Estruturação da Águas do Porto, Poças Martins.
De entre os 150.000 clientes da Águas do Porto, 25.000 drenam ainda os seus esgotos para afluentes e subafluentes do Douro, onde o biológo Bordalo e Sá assinalou recentemente uma carga poluente 50 vezes acima do limite legal.
Ligar as 25.000 habitações à rede de saneamento implica a montagem de 5 0 quilómetros de colectores e de 15.000 ramais, num investimento global de 10 mi lhões de euros.
Poças Martins, que falava durante a apresentação de uma nova sala de co mando de operações da Águas do Porto, afirmou que "é possível" ligar à rede cerc a de 2.000 casas por mês.
A empresa municipal Águas do Porto foi constituída há precisamente cem dias, sucedendo aos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento.
Além da cobertura total da cidade pela rede de esgotos, a empresa apost a no combate às perdas de água, que no Porto atingem 53 por cento.
Dados revelados sexta-feira pela empresa indicam que essas perdas caíra m em Janeiro cerca de 10 por cento face a mês homólogo de 2006.