Todas as situações de professores com BI estão resolvidas - Ministério

O Ministério da Educação esclareceu hoje que todos os problemas relacionados com os números de Bilhete de Identidade durante o processo de inscrição obrigatória no concurso de professores já estão resolvidos.

Agência LUSA /

Hoje a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) revelou que alguns docentes detectaram uso abusivo do seu número de bilhete de identidade ao tentarem inscrever-se no concurso de professores para 2005/2006.

Segundo o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, de norte a sul do país há registo de candidatos que tentam fazer a sua inscrição obrigatória e recebem a informação de que o seu número de Bilhete de Identidade já tinha sido inserido.

"Ou se trata de uma operação menos bem sucedida ou alguém já tentou introduzir o número de BI daquele professor. Não sabemos", referiu.

Fonte do gabinete da ministra da Educação, Maria do Carmo Seabra, explicou que todas as situações com os bilhetes de identidade já estão resolvidas.

Segundo a mesma fonte, o ministério teve conhecimento de 36 casos em que os docentes que já tinham introduzido os dados, mas decidiram entrar novamente para os alterar, tendo sido impedidos pelo sistema, por razões de segurança.

Contudo, a situação ficou resolvida quando os docentes ligaram para o "call center" do Ministério da Educação (criado para apoiar os professores durante o concurso), conseguindo assim alterar os dados tal como pretendiam.

Entretanto, o ministério recebeu também através do Call Center 400 pedidos de mudança de dados, 10 por cento dos quais relacionados com alteração de morada.

Nos primeiros três dias do processo de inscrição o Call Center recebeu uma média de três mil chamadas/dia, resolvendo 88 por cento das situações apontadas, adiantou.

O concurso de educadores e professores do ensino básico e secundário arrancou na segunda-feira, com uma primeira inscrição obrigatória que decorre até 01 de Março.

Durante este período, os professores candidatos terão obrigatoriamente de fazer uma inscrição, por via electrónica, recebendo depois um código de acesso que lhes permitirá fazer a candidatura.

Até ao final da primeira semana de Março os candidatos receberão pelo correio os respectivos "password" (palavra-chave)e "login" de acesso.

Nos primeiros quatro dias do processo de inscrição obrigatória, o Ministério da Educação já recebeu 85 mil inscrições de um total de 110 mil esperadas.

A candidatura inicia-se a partir de 07 de Março, decorrerá em três fases de dez dias úteis para estabilizar o fluxo de acessos à Internet e terminará a 15 de Abril.

Os candidatos são divididos em três grupos, um por fase, de acordo com a letra inicial do seu primeiro nome.

PUB