Tolentino de Mendonça é o novo bibliotecário do Vaticano

| País
Tolentino de Mendonça é o novo bibliotecário do Vaticano

Foto: Reuters

Tolentino de Mendonça é o novo bibliotecário e arquivista do Vaticano e esta tarde é ordenado arcebispo, numa cerimónia presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente. O padre e poeta português já tinha orientado o retiro quaresmal do Papa no princípio do ano e elegeu o tema da sede, um documento, que já está publicado em livro.

Numa conversa com Luís Caetano, durante a feira do livro de Lisboa, Tolentino de Mendonça falou deste livro e explicou os dois pedidos do Papa Francisco, quando o convidou para orientar o retiro, no Vaticano.

Quanto ao elogio da sede, Tolentino de Mendonça esclarece o processo de escrita destes textos. À tarde é ordenado arcebispo, no mosteiro dos jerónimos, cerimónia a que assiste Marcelo Rebelo de Sousa.

A informação mais vista

+ Em Foco

Apesar de terem passado pouco mais de 24 horas desde a partida de Cabo Canaveral, no espaço os minutos para Neil, Edwin e Michael parecem horas.

    Ouvido pela RTP, o artista chinês mostra-se convicto de que Hong Kong e Macau não serão, no futuro, controlados pela China.

    Começa a legislatura do Parlamento Europeu saído das últimas eleições. Conheça aqui os eurodeputados portugueses e as suas prioridades.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.