Toques polifónicos, hinos de campanha e vídeos nos sítios dos candidatos
Toques para telemóveis e hinos de campanha convivem com a mensagem política que candidatos às eleições à Câmara de Lisboa pretendem passar através dos seus sítios na Internet, onde usam recursos multimédia, sobretudo vídeos.
No sítio da candidatura independente de Carmona Rodrigues às eleições intercalares de 15 de Julho (lisboacomcarmona.net) é possível ouvir e fazer o "download" do hino de campanha, "O meu partido é Lisboa", interpretado pelo cantor popular Toy.
Na ausência de uma música própria da campanha, o cabeça de lista do PSD, Fernando Negrão, disponibilizou no sítio da Internet da candidatura (fernandonegrao.net) o hino social-democrata, "Paz, Pão Povo e Liberdade", como toque de telemóvel.
A independente Helena Roseta (cidadaosporlisboa.org) colocou no sítio do Movimento Cidadãos por Lisboa uma cópia do mandado de captura emitido pela PIDE, a polícia política do regime do Estado Novo, em 1973.
O cabeça-de-lista do PS, António Costa, convida os cibernautas a conhecer o primeiro tempo de antena da sua candidatura, num sítio (unirlisboa.com) onde constam vários outros vídeos.
Também em vídeo, a candidatura da CDU, encabeçada por Ruben de Carvalho, dá particular atenção ao "dossiê Bragaparques", ilustrando-o com imagens da Assembleia Municipal em que a permuta de terrenos do parque Mayer foi aprovada, com a CDU a ser a única força a votar contra (dorl.pcp.pt/cdulisboa).
Os cartazes da candidatura do Bloco de Esquerda onde se pode ler "O Zé faz falta", numa alusão ao cabeça-de-lista, José Sá Fernandes, podem ser copiados no sítio daquela candidatura (lisboaegente.net), disponíveis em todas as versões, conforme os apoiantes que subscrevem a afirmação e que vão desde a actriz Alexandra Lencastre ao sociólogo António Barreto.
O sítio da candidatura do CDS-PP (telmo2007.com), liderada por Telmo Correia, é o único com um espaço de diário, um blogue, com entradas assinadas pelo cabeça-de-lista e o pelo "número três" da lista, Luís Nobre Guedes.
A maioria dos sítios apresenta uma página inicial semelhante, com notícias e a agenda da pré-campanha, centrada na figura do cabeça de lista, que, com excepção da CDU, está patente numa fotografia no topo da página.
Através da Internet é possível consultar os programas eleitorais, as biografias dos candidatos, bem como as dos elementos das suas listas, conhecer os seus mandatários e apoiantes.
Nalguns casos é possível comentar e dar sugestões, ou oferecer-se para ser voluntário na campanha ou ainda conhecer a forma de contribuir financeiramente para a candidatura.
Os independentes Carmona Rodrigues e Helena Roseta optaram pela cor verde "alfacinha", cor também escolhida pelo candidato independente do Bloco de Esquerda, Sá Fernandes.
Os candidatos dos dois maiores partidos, PS e PSD, escolheram o azul e o vermelho como cores predominantes das páginas, embora em tons ligeiramente diferentes.
Ruben de Carvalho e Telmo Correia enveredaram pelas cores tradicionais das suas forças políticas, azul e vermelho, no primeiro caso (as cores da CDU), e azul e amarelo no segundo (a paleta do CDS-PP).