Toques polifónicos, hinos de campanha e vídeos nos sítios dos candidatos

Toques para telemóveis e hinos de campanha convivem com a mensagem política que candidatos às eleições à Câmara de Lisboa pretendem passar através dos seus sítios na Internet, onde usam recursos multimédia, sobretudo vídeos.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

No sítio da candidatura independente de Carmona Rodrigues às eleições intercalares de 15 de Julho (lisboacomcarmona.net) é possível ouvir e fazer o "download" do hino de campanha, "O meu partido é Lisboa", interpretado pelo cantor popular Toy.

Na ausência de uma música própria da campanha, o cabeça de lista do PSD, Fernando Negrão, disponibilizou no sítio da Internet da candidatura (fernandonegrao.net) o hino social-democrata, "Paz, Pão Povo e Liberdade", como toque de telemóvel.

A independente Helena Roseta (cidadaosporlisboa.org) colocou no sítio do Movimento Cidadãos por Lisboa uma cópia do mandado de captura emitido pela PIDE, a polícia política do regime do Estado Novo, em 1973.

O cabeça-de-lista do PS, António Costa, convida os cibernautas a conhecer o primeiro tempo de antena da sua candidatura, num sítio (unirlisboa.com) onde constam vários outros vídeos.

Também em vídeo, a candidatura da CDU, encabeçada por Ruben de Carvalho, dá particular atenção ao "dossiê Bragaparques", ilustrando-o com imagens da Assembleia Municipal em que a permuta de terrenos do parque Mayer foi aprovada, com a CDU a ser a única força a votar contra (dorl.pcp.pt/cdulisboa).

Os cartazes da candidatura do Bloco de Esquerda onde se pode ler "O Zé faz falta", numa alusão ao cabeça-de-lista, José Sá Fernandes, podem ser copiados no sítio daquela candidatura (lisboaegente.net), disponíveis em todas as versões, conforme os apoiantes que subscrevem a afirmação e que vão desde a actriz Alexandra Lencastre ao sociólogo António Barreto.

O sítio da candidatura do CDS-PP (telmo2007.com), liderada por Telmo Correia, é o único com um espaço de diário, um blogue, com entradas assinadas pelo cabeça-de-lista e o pelo "número três" da lista, Luís Nobre Guedes.

A maioria dos sítios apresenta uma página inicial semelhante, com notícias e a agenda da pré-campanha, centrada na figura do cabeça de lista, que, com excepção da CDU, está patente numa fotografia no topo da página.

Através da Internet é possível consultar os programas eleitorais, as biografias dos candidatos, bem como as dos elementos das suas listas, conhecer os seus mandatários e apoiantes.

Nalguns casos é possível comentar e dar sugestões, ou oferecer-se para ser voluntário na campanha ou ainda conhecer a forma de contribuir financeiramente para a candidatura.

Os independentes Carmona Rodrigues e Helena Roseta optaram pela cor verde "alfacinha", cor também escolhida pelo candidato independente do Bloco de Esquerda, Sá Fernandes.

Os candidatos dos dois maiores partidos, PS e PSD, escolheram o azul e o vermelho como cores predominantes das páginas, embora em tons ligeiramente diferentes.

Ruben de Carvalho e Telmo Correia enveredaram pelas cores tradicionais das suas forças políticas, azul e vermelho, no primeiro caso (as cores da CDU), e azul e amarelo no segundo (a paleta do CDS-PP).

PUB