Trabalhadores em lay-off têm sido penalizados pela segurança social

Apesar de o Governo ter garantido, em abril, que os cortes salariais decorrentes de redução ou suspensão do contrato de trabalho não iriam penalizar a carreira contributiva, vários trabalhadores viram os salários mal registados e subsídios mal calculados.

RTP /
Nos termos do Código de Trabalho, os cortes salariais originados pelo lay-off não podem prejudicar a carreira contributiva que serve de base de cálculo a prestações futuras como subsídio de desemprego, doença ou parentalidade.

As primeiras queixas e denúncias de erros chegaram à Provedora de Justiça há cerca de duas semanas, e o problema pode ter afetado milhares de pessoas.

Ao Jornal de Negócios o Ministério da Segurança Social alegou que a situação se deveu à suspensão do registo de equivalências e que os trabalhadores cujos valores das prestações sociais apuradas possam ter sido reduzidas serão ressarcidos, com direito a retroativos.
PUB