Trabalhadores precários do Estado estão a ser integrados

Os trabalhadores precários começam a ser integrados nos quadros do Estado. O processo deveria estar concluído até ao final do ano, mas há dúvidas sobre a possibilidade de cumprir esse calendário.

Antena 1 /

Foto: Reuters

A notícia é revelada na edição desta segunda-feira do Jornal de Negócios.

No entanto, até agora, o número de vagas disponíveis nos concursos fica muito aquém dos processos já aprovados.

A plataforma Precários do Estado não acredita que o processo de integração dos precários fique terminado este ano. Em alguns setores, a avaliação dos candidatos está muito atrasada e a abertura dos concursos também não está a corresponder às expetativas. Nuno Mendes recorda que não foi este o prazo prometido pelo Governo.


Nuno Mendes diz que há dois setores mais preocupantes, o da Saúde e do Ensino Superior, onde dificilmente os processos ficam concluídos este ano.

A FESAP, federação dos sindicatos da administração pública, mostra-se preocupada com o baixo número de concursos lançados para a regularização dos precários do Estado. José Abraão.diz que o trabalho devia estar mais adiantado para evitar que alguns concursos tenham que passar para os próximos anos.

José Abraão diz que enquanto este problema tarda em ser resolvido, a Administração Central está a criar outro problema, já que continua a contratar trabalhadores em situação de precariedade.
PUB