Tradições pascais muito activas no Alto Minho

Porto, 09 Abr (Lusa) - Notícias breves da Páscoa no Alto Minho:

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Valença: Minhotos e galegos "trocam" compassos

Os párocos de Cristelo Côvo, Valença, e de Sobrado, Tui, Galiza, cruzam segunda-feira o Minho, de barco, para dar a beijar a cruz pascal na outra margem do rio, cumprindo uma tradição demonstrativa do bom relacionamento transfronteiriço.

Pelas 18:00, o pároco de Cristelo Côvo embarca até à outra margem, levando a cruz a beijar à população de Sobrado, sendo depois a viagem retribuída pelo pároco da localidade galega, que cumpre idêntico ritual em solo português.

Os povos das duas margens acabam por confluir em Cristelo Côvo, transformando o compasso pascal num arraial improvisado.

O rio enche-se de pequenas embarcações e na margem portuguesa os bombos misturam-se com as gaitas de foles e os viras com as "muinheiras", numa genuína romaria luso-galaica.

Esta cerimónia é conhecida por "Lanço da Cruz", pois, enquanto dura o "intercâmbio" de cruzes, os pescadores de Cristelo Côvo lançam as redes ao rio, previamente benzidas, e todo o peixe recolhido irá para o pároco da localidade portuguesa.

VCP.

Viana: Três compassos pascais encontram-se na Mesa dos Abades

Os compassos pascais das freguesias de Vila de Punhe, Barroselas e Mujães, no concelho de Viana do Castelo, encontram-se segunda-feira na Mesa dos Três Abades, situada no Largo das Neves, cumprindo uma tradição antiga.

O encontro das cruzes está marcado para as 13:00, sendo a ocasião tradicionalmente aproveitada para içar a bandeira da Festa das Neves, um lugar "sui generis", já que pertence àquelas três freguesias.

De seguida, os párocos sentam-se nos três bancos da Mesa dos Abades, mas, cumprindo a tradição, cada um é "obrigado" a ocupar o que está situado no território da freguesia que representa.

Aí trocam cumprimentos, petiscam uns doces de Páscoa e brindam com um cálice de vinho do Porto, após o que os compassos retomam a sua marcha, cada qual pela sua freguesia.

A Mesa dos Três Abades terá sido construída no início do século XVII, numa iniciativa dos párocos de Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, para assinalar o fim das discórdias em relação aos limites das freguesias.

VCP.

Viana: Centenas de homens saboreiam "Bife da Páscoa"

Centenas de homens sentam-se sábado à mesa, em Cardielos e Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, para comer o "Bife da Páscoa", cumprindo um ritual iniciado há meio século e onde as mulheres não são admitidas.

"Aqui, mulher só entra para cozinhar ou servir à mesa", referiu fonte da organização.

"Na brincadeira, dizemos que é para tirar a barriga de misérias após um longo jejum quaresmal, mas a verdade é que este é, apenas, um pretexto para um divertido convívio de amigos, em tempo de Páscoa", acrescentou.

A tradição do "Bife da Páscoa" começou em Viana do Castelo, na lendária, mas já extinta, Pensão Restaurante Rio Lima, cujo proprietário, o mestre de cozinha Américo Correia, reunia um pequeno número de convivas para degustar a melhor carne dos talhos da cidade, exposta sexta-feira santa à porta dos estabelecimentos.

VCP.

Ponte de Lima: Mordomo de Fontão oferece almoço

O mordomo da Cruz em Fontão, Ponte de Lima, oferece domingo o almoço a quase toda a freguesia, cumprindo uma tradição pascal que este ano tem como "Cristo" um fiel de armazém numa carpintaria.

António Ribeiro, 56 anos, conta ter à mesa umas 400 pessoas, a quem servirá vitela, cabrito e bacalhau.

Se à refeição se juntar o dinheiro gasto com foguetes, grupos para animar o Compasso e outros encargos durante um ano, a tradição pode significar uns 25 mil euros a menos na conta bancária do mordomo.

Por isso, a escolha do mordomo do ano seguinte é sempre o momento mais hilariante e mais temido de cada almoço de Páscoa de Fontão.

A mulher do anfitrião, de raminho de laranjeira na mão, percorre as diversas mesas, simulando deixá-lo aqui e ali e pregando vários sustos aos convivas, até o depositar definitivamente nas mãos do eleito.

VCP.

Tópicos
PUB