Tribunal ordena arresto da pensão de Ricardo Salgado

por RTP
José Manuel Ribeiro - Reuters

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa deu ordem para arrestar a pensão de Ricardo Salgado no valor de 39 mil euros. A medida judicial contra o ex-presidente do BES foi tomada no âmbito dos processos em torno da queda do Banco Espírito Santo, avança a TVI.

A reforma do fundo de pensões a que o antigo homem forte do BES tinha direito atingia o valor líquido de aproximadamente 39 mil euros, após uma redução de 25 por cento sobre o valor inicial.

A pensão de Ricardo Salgado, paga pelo fundo de pensões do Novo Banco (a parte boa do BES) foi arrestada para ficar como salvaguarda caso do ex-banqueiro seja condenado, quer no processo “Monte Branco”, quer no processo “Espírito Santo”.

Ricardo Salgado responde por vários inquéritos-crime e já tinha vário património imobiliário arrestado.

O arresto é uma medida de garantia patrimonial que deverá servir para, no caso de condenação em tribunal, pagar aos lesados do BES. 

A defesa de Ricardo Salgado afirmou à RTP que ainda não foi notificada desta medida.

O fundo de pensões pediu, recentemente, ao tribunal que o teto da pensão dada a Ricardo Salgado não ultrapassasse os 11.500 euros líquidos por mês, sete vezes menos do que os 90 mil euros brutos a que o ex-banqueiro tinha direito inicialmente.

Com este pedido do fundo de pensões, a reforma de Ricardo Salgado fica com um teto igual ao último salário mais alto pago aos administradores do BES, antes da instituição financeira entrar em processo de resolução, em julho de 2016.

Tópicos
pub