Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

TVI renuncia à GfK para a medição de audiências

por RTP
A empresa GfK ficou colocada em último lugar no concurso público mas acabou por ser escolhida para medir as audiências em Portugal DR

A TVI desistiu de utilizar os resultados da empresa GfK e iniciou contactos com a Marktest para a medição das audiências diz hoje o jornal Económico na sua edição online. A Media Capital, justificou a decisão com o facto de o sistema de medições da GfK constituir uma fonte de instabilidade porque, apesar de já estar em vigor há um mês, continua sem funcionar.

Esta tomada de posição por parte da empresa proprietária da TVI segue-se às críticas da RTP, que exigiu uma auditoria externa ao novo sistema, por causa das frequentes falhas que o mesmo tem vindo a apresentar - uma decisão que foi validada pela Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM).

“Em Fevereiro dissemos à GfK e aos associados da CAEM que o sistema não estava a funcionar e precisava de mais tempo para estabilizar. Ficou a promessa de que isso iria mudar no mês de março, mas chegámos ao fim de março e temos um sistema igual ou pior", disse a administradora delegada da Media Capital, Rosa Cullell, numa entrevista ao Jornal Económico.
TVI vai pedir à Marktest "um painel fiável" e um sistema representativo da população portuguesa
A representante da Media Capital confirmou que ainda não assinou um novo contrato com a Marktest, mas deverá reunir com a empresa em breve. Dependente deste acordo está a garantia de que a Marktest mantém um painel fiável e um sistema de audímetros representativo da população portuguesa.

“Não tenho nada contra ninguém, e não vamos deixar de estar na CAEM mas não vamos continuar com a GfK porque não se pode trabalhar assim”, acrescentou Rosa Cullell na entrevista, que o Jornal Económico tenciona publicar na íntegra na próxima segunda-feira.

Na sequência deste anúncio a direção da CAEM (agência que reúne os operadores de TV, agências de meios e anunciantes) convocou para hoje uma reunião de emergência.

A reunião entre Luís Marques, Manuela Botelho e Alberto Rui substitui outra que já estava agendada para hoje, do Conselho Técnico- Consultivo da CAEM.
RTP concorda com a opinião da TVI
A RTP já disse, entretanto, que partilha a opinião expressa da TVI e vai falar com todos os operadores interessados em encontrar uma solução para o mercado, disse fonte oficial do grupo estatal.

"É do conhecimento público que a RTP partilha a opinião hoje expressa pela TVI, de que não se pode trabalhar com a falta de fiabilidade e a instabilidade deste sistema de medição de audiências", disse fonte oficial da RTP.

Por isso, "o setor dos media tem agora um enorme desafio pela frente: encontrar um sistema de medição de audiências que seja fiável e credível".

Nesse sentido, "a RTP irá falar com a TVI e com todos os operadores do mercado que partilhem desta necessidade de se encontrar um sistema fiável e credível de medição das audiências televisivas em Portugal, para construir essa solução", concluiu a fonte oficial da RTP.

Na terça-feira, à margem de uma audição no parlamento, o presidente da RTP, Guilherme Costa, tinha afirmado que era preciso encontrar uma solução com urgência por causa das falhas na medição de audiências e afirmou-se disponível para falar com os outros operadores para encontrar uma solução.
Os sucessivos erros da GfK
O novo sistema da GfK - última classificada no concurso para a medição de audiências e, contudo, escolhida por vantagem comparativa nos custos - foi implementado a 1 de março, já com dois meses de atraso e, já com o sistema em vigor registaram-se diversos erros, como a sub-representação de algumas faixas etárias no painel de medições, atrasos no envio da informação e até momentos em que a audiência medida foi de zero.


Tópicos
pub