Um ano depois, 26.447 cartões já foram emitidos - secretária de Estado
Lisboa, 14 Fev (Lusa) - Um ano depois do lançamento do Cartão de Cidadão, 26.447 cidadãos possuem já o documento, que inclui quatro cartões num só, número que está em linha com o previsto pelo Governo, disse à Lusa a secretária de Estado da Modernização Administrativa.
"Até 11 de Fevereiro, 26.447 cidadãos tinham já em sua posse o seu Cartão de Cidadão, embora o número de pedidos seja muito superior", afirmou Maria Manuel Leitão Marques.
"O balanço de um ano era o que prevíamos. Há em certos concelhos uma maior procura, pois sendo um cartão novo há pessoas que querem antecipar a renovação", mas os números estão em linha com o esperado, acrescentou a secretária de Estado.
Metade (cerca de 49,61 por cento) dos cidadãos com o novo documento tinham assinatura electrónica activa, segundo a secretária de Estado.
O Cartão do Cidadão tem dois certificados electrónicos - um que respeita a autenticação do documento, que é automática, e a assinatura electrónica, que é opcional.
Estes dois certificados permitem assinar documentos na Internet com segurança e reconhecimento.
Actualmente, o Cartão de Cidadão está disponível nos distritos de Bragança, Portalegre, Évora e na região Autónoma dos Açores.
"Os prazos estão a ser cumpridos e em Julho chegará a Lisboa. É um movimento [de disponibilização do cartão] que vem do interior para o litoral", ao contrário do que é habitual, adiantou.
"Começámos por universos mais pequenos, uma vez que este é um projecto-piloto complexo e era preciso testá-lo em ambientes mais controlados", de forma a detectar e corrigir mais facilmente eventuais falhas no sistema, explicou a governante.
O documento, que reúne o Bilhete de Identidade e os cartões de Contribuinte, Segurança Social e de Saúde (no futuro incluirá também o de Eleitor), vai estar disponível em Beja e Vila Real ainda este mês, seguindo-se Santarém, Viseu e Faro (Abril), Viana do Castelo, Leiria, Porto e Aveiro (Maio) e Madeira, Porto Santo, Braga Coimbra e Setúbal em Junho.
"Em Julho chegará a Lisboa e começaremos a trabalhar com os consulados", disse Maria Manuel Leitão Marques.
"Este documento é muito importante para a modernização e simplificação dos serviços públicos. Temos protocolos com câmaras municipais e com o Instituto Superior Técnico (IST) para desenvolver novos serviços que permitam a utilização do cartão", explicou.
A agência Lusa tinha tendo junto da Agência Portuguesa Para a Modernização obter dados actualizados sobre a emissão do Cartão de Cidadão, bem como fazer um balanço do primeiro ano de vigência do novo documento, mas apesar do pedido feito com duas semanas de antecedência não foi possível obter resposta em tempo útil.