Um "Cerejal" coloca Tiago Rodrigues no centro das atenções

por Lusa
A peça "O Cerejal" encantou os espetadores na abertura do Festival d' Avignon D.R.

O encenador português, anunciado como próximo diretor do Festival d`Avignon, deu ao público que foi ao pátio do Palácio dos Papas, em França, uma interpretação "original" e "imagens bonitas" da obra de Tchekov.

A honra de abertura do Festival d' Avignon coube este ano a Tiago Rodrigues, entretanto anunciado como próximo diretor do certame, com a peça "O Cerejal", onde Isabelle Huppert, uma das maiores divas do teatro e do cinema francês, assumiu o papel principal.

Durante duas horas e meia Tiago Rodrigues colocou as cadeiras da antiga estrutura viradas para os espetadores, assim como a tradução da angústia humana perante as mudanças inevitáveis da sociedade, num conjunto que agradou aos festivaleiros, mas não arrancou ovações de pé.

"Houve imagens bonitas, como nas transições, nas danças, mas achei que faltava um pouco de ritmo e foi longo. Ao mesmo tempo, apercebi-me que o texto não era nada fácil", disse Élise, estudante em Paris.

Já Sophie, que viu várias representações do "O Cerejal" de vários encenadores diferentes, considerou que a representação foi um sucesso.

"É uma peça muito difícil de encenar e houve muita emoção, tocou-me muito. Para mim foi um sucesso e foi só a estreia, agora a peça vai cristalizar-se e tornar-se cada vez mais interessante", assegurou.

Os festivaleiros apreciaram esta entrada "original" de Tiago Rodrigues na mostra, especialmente do destaque dado à música, com Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves a estarem em palco junto aos atores, protagonizando também alguns momentos de humor.

Os amantes do teatro querem agora ver mais do seu futuro diretor, cuja escolha já aprovam.

"É ótimo, acho que foi uma boa escolha. Ele exprimiu os laços que tem com a França e com o festival e gostei muito de o ouvir. É uma pessoa interessante e estou contente de estar aqui para ver a sua peça. Estou a 150% com ele", garantiu Jean, que vive em Avinhão.

E o melhor para o Festival d`Avignon e Tiago Rodrigues, segundo o público, ainda está para vir.
pub