Um dos cinco pescadores desaparecidos é da Figueira da Foz
Figueira da Foz, Coimbra, 05 Dez (Lusa) - Um pescador residente na freguesia de Buarcos, Figueira da Foz, com cerca de 50 anos, está entre os cinco homens dados como desaparecidos no naufrágio do barco de pesca "Rosamar" ocorrido hoje na costa da Galiza.
Segundo Carlos Simão, presidente da junta de São Pedro, freguesia piscatória onde residem os pais do desaparecido, a família está "muito angustiada".
"É uma situação muito difícil, as pessoas não sabem de nada, não tem informações sobre o que aconteceu", disse.
O pescador desaparecido é casado, tem uma filha e um neto, "uma criança pequena", acrescentou o autarca.
O grupo dos cinco desaparecidos, para além do pescador da Figueira da Foz, integra outro português, um homem de 52 anos, de Vila do Conde, disse hoje o autarca local, Mário de Almeida.
Da tripulação de 13 homens do barco de pesca "Rosamar" as equipas de socorro espanholas conseguiram resgatar cinco tripulantes com vida e recuperaram três corpos -- todos de pescadores portugueses, segundo fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades.
Dos cinco sobreviventes dois são de Matosinhos, um da Figueira da Foz, um da Murtosa e um cidadão indonésio, disse à Lusa Mário de Almeida.
Carlos Simão confirmou, por seu turno, que um dos resgatados é da Figueira da Foz, tem cerca de 40 anos e reside na freguesia de São Pedro.
O barco de pesca "Rosamar" naufragou hoje a 24 milhas a norte de Burela, na costa da Galiza, com oito portugueses e cinco indonésios a bordo, de acordo com as autoridades portuguesas e espanholas.
As operações de busca dos tripulantes desaparecidos continuam e envolvem três meios aéreos e quatro marítimos, disse à Lusa fonte do Salvamento Marítimo espanhol.
O barco de pesca está registado numa capitania portuguesa, mas é propriedade de armadores de Burela, Galiza.
JLS/FR/MCL.