Um dos três feridos do acidente de comboio de Soure deverá ter alta médica hoje

por Lusa
Paulo Cunha, Lusa

Um dos três feridos do acidente de comboio em Soure que continuam internados nos Hospitais da Universidade de Coimbra deverá ter alta médica ainda hoje, adiantou à agência Lusa fonte hospitalar.

De acordo com o gabinete de relações públicas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), trata-se de uma mulher, que era o ferido menos grave destes três e que durante a tarde de segunda-feira foi transferida da Unidade de Cuidados Cirúrgicos Intermédios (UCCI) para a Cirurgia C.

Apesar de manter "prognóstico reservado", a outra mulher internada está "estável e com melhorias", tendo sido também transferida da UCCI para a Cirurgia C.

O maquinista do Alfa Pendular que na sexta-feira chocou com uma máquina que circulava na Linha do Norte mantém-se como o ferido mais grave, continuando internado na Unidade de Medicina Intensiva.

Embora não corra risco de vida, o seu estado de saúde não sofreu alterações desde segunda-feira, mantendo-se "estável, do ponto de vista hemodinâmico ventilatório, e com prognóstico reservado".

O descarrilamento do comboio Alfa Pendular, no concelho de Soure, distrito de Coimbra, com 212 passageiros, provocou na sexta-feira dois mortos, oito feridos graves e 36 feridos ligeiros.

Dos 44 feridos, quatro tiveram alta no local, 28 foram transportados para o CHUC, incluindo três crianças, e 12 foram assistidos no Hospital da Figueira da Foz.

Quase todos os feridos já tiveram alta hospitalar, à exceção dos três que permanecem internados em Coimbra.

O comboio seguia no sentido sul-norte com destino a Braga e o descarrilamento ocorreu após o embate entre o Alfa Pendular e uma máquina de trabalho, perto da vila de Soure, junto à localidade de Matas.

Segundo uma nota informativa do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), a que a agência Lusa teve acesso, o veículo de conservação de catenária, no qual seguiam duas pessoas - as duas vítimas mortais -, passou um sinal vermelho e entrou na Linha do Norte, tendo sido abalroado pelo comboio Alfa Pendular.

 

Tópicos
pub