Um ferido em estado grave após queda de bancada

Seis feridos, um deles em estado grave, é o resultado da queda ontem à noite de uma prancha de uma bancada amovível no final do jogo de futebol entre o Benfica e o Feyenoord, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António. A organização da prova já assumiu responsabilidades que, por sua vez, também irá pedir à empresa que montou a referida bancada. A Câmara de Vila Real de Santo António também quer apurar responsabilidades.

RTP /
Acidente com bancada fez sete feridos no Algarve após jogo do Benfica RTP

Seis pessoas ficaram feridas na sequência da queda de uma prancha de uma bancada por volta das 23.30 horas desta sexta-feira, tendo sido transportados pelos bombeiros para o Centro de Saúde de Vila Real de Santo António.

A maior parte dos feridos são ligeiros, segundo anunciou o Comando Distrital de Operação de Socorros, tratando-se de "escoriações e fracturas", mas um deles encontra-se em estado grave.

Em comunicado conjunto a Câmara e a organização refere que "o incidente, que se deveu à queda de um degrau da bancada nascente, causou seis sinistrados com fracturas, um deles em estado grave, que prontamente foram socorridos pelas equipas da Cruz Vermelha Portuguesa, Protecção Civil, INEM e Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, que se encontravam no local, e posteriormente encaminhadas para o Serviço de Urgência Básica (SUB)".

Foi também revelado que "o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, determinou de imediato a abertura de um inquérito para apuramento de responsabilidades" e "a Comissão de Inquérito será constituída por um técnico da autarquia vila-realense, um técnico da Autoridade Nacional de Protecção Civil e outro técnico do Instituto de Desporto de Portugal".

"A Câmara quer que de forma rigorosa se apurem as responsabilidades", declarou Luís Gomes, adiantando que a autarquia adjudicou a uma empresa externa o serviço de preparação do estádio para receber o encontro de futebol entre Benfica-Feyenoord e que é preciso saber se foram realizadas as auditorias prévias.

Por outro lado a organização do torneio do Guadiana, a cargo da João Peres Sport, garantiu que assumirá as suas responsabilidades, mas disse também que irá exigir responsabilidades à empresa que foi contratada para montar as bancadas.

"A João Peres Sport vai averiguar para apurar o que se passou e assumir as suas responsabilidades, mas também responsabilizar a empresa que nos prestou este serviço", referiu João Peres, esperando que este incidente não manche os 10 anos em que já vai o torneio.

O responsável pela organização espera que a situação possa ser resolvida a tempo de a bancada poder ser utilizada nos próximos dois jogos, hoje no encontro Feyenoord-Aston Villa e amanhã no Benfica-Aston Villa.

Para hoje está marcada uma conferência de imprensa, a ter lugar às 12 horas no Complexo Desportivo de VRSA, onde será feito um ponto de situação.

Tópicos
PUB