Um morto e 100 feridos em acidente no Metro de Roma

Uma italiana de 30 anos é a única vítima mortal da colisão de duas composições do Metro de Roma perto da estação Piazza Vittorio, confirmou o governo civil de Roma.

Agência LUSA /
Um homem ferido é assistido no local do acidente EPA

De acordo com um comunicado, do acidente resultou um morto - e não dois como referia o balanço anterior - e 100 feridos, seis dos quais em estado grave.

As mesmas fontes desmentiram a morte do maquinista da composição que embateu na que estava parada.

O acidente ocorreu na linha "A", uma das duas linhas do Metro de Roma, às 09:35 (08:35 em Lisboa) e até ao momento as autoridades ainda não avançaram as causas.

De acordo com os bombeiros e testemunhos de passageiros, o acidente terá ocorrido quando uma composição embateu numa outra que estava parada devido a falha mecânica.

Uma passageira que viajava na composição, proveniente da estação de Furio Colombo, referiu que o choque foi "brutal" e garantiu que o maquinista não tinha respeitado o vermelho quando saiu da estação Furio Colombo.

A edição digital do jornal italiano La Stampa avançou com a hipótese de que o acidente teria resultado da explosão de uma central eléctrica.

A linha "A", a mais comprida da capital italiana, que vai da zona oeste à zona sudeste e passa pelo centro, foi encerrada e deverá voltar a funcionar com normalidade quarta-feira de manhã.

Todos os feridos foram retirados do local do acidente e transportados para hospitais da zona e segundo o governador civil de Roma, Achille Serra, a "máquina organizativa" funcionou na perfeição.

O presidente da Câmara de Roma, Walter Veltroni, que se deslocou ao local do acidente, declarou que se esperam mais dados, já que as composições eram novas, com sistemas de segurança mais aperfeiçoados.

Toda a zona da Piazza Vittorio, perto da estação de comboios Termini e não longe do Coliseu, foi cercada por forças de segurança.
PUB