Vila do Bispo. Um morto em naufrágio de barco de pesca na praia da Salema

por RTP
Autoridade Marítima Nacional

Uma pessoa morreu esta quinta-feira na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca ao largo da praia da Salema, no concelho de Vila do Bispo, distrito de Faro. Os restantes cinco tripulantes sobreviveram.

"Foi recebido um alerta, por volta das 3h30 da manhã, de uma embarcação de pesca que virou ao largo da praia da Salema, a cerca de uma milha e meia, o equivalente a três quilómetros, com seis pessoas a bordo", adiantou à RTP o comandante José Sousa Luís, porta-voz da Autoridade Marítima Nacional.

"Dessas seis pessoas a bordo, cinco conseguiram chegar a terra pelos seus próprios meios. A sexta pessoa encontrava-se desaparecida. Nesse sentido, foi de imediato ativado a embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos, uma embarcação da Polícia Marítima, uma lancha da Marinha portuguesa, o INEM, assim como os bombeiros voluntários de Lagos e de Vila do Bispo", prosseguiu o responsável, ouvido no Bom Dia Portugal.

O mesmo porta-voz indicou que "a pessoa que se encontrava desaparecida foi encontrada no interior da embarcação, em paragem cardiorrespiratória".
"Foram feitas várias tentativas, por parte do INEM, para reanimação, mas infelizmente não foi possível recuperar e o óbito foi declarado no local".
De acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 7h30 estavam no local 24 operacionais, com o apoio de 11 veículos.
A principal dificuldade no socorro foi o facto de as redes de pesca estarem a rodear a embarcação virada, impedindo o rápido acesso.

Questionado sobre as causas do naufrágio, o comandante José Sousa Luís afirmou que "há-de ser aberto um inquérito de forma a apurar o que realmente se passou".

De acordo com o comandante Pedro Palma, os tripulantes não souberam explicar o que aconteceu. Referem apenas que a embarcação se virou muito de repente. O mar estava na altura calmo e o vento estava de feição.

A embarcação tem cerca de dez metros de comprimento e usa artes de redes.

Nos últimos três anos não há registo de acidentes como este naquela zona de costa.
Marcelo Rebelo de Sousa expressa "sentidas condolências"

O presidente da República expressou entretanto "sentidas condolências à família do pescador falecido esta madrugada, na Praia da Salema, em Vila do Bispo".

"O Mar, património económico, histórico e cultural da Nação portuguesa, traz também perigos e dureza de vida aos concidadãos que nele laboram e que tanto respeito e admiração nos merecem", lê-se na nota da Presidência da República.

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa associa-se à dor dos que perderam um ente querido, um colega de faina ou um amigo, desejando votos de rápida recuperação aos cinco sobreviventes".
pub