União Europeia vai apostar na investigação de explosivos
A União Europeia (UE) vai investir mais dinhei ro na investigação de explosivos, anunciou hoje o secretário de Estado da Admini stração Interna, José Magalhães, no final de uma reunião com os ministros do Int erior europeus, em Londres.
"É uma verba adicional importante, de pelo menos 350.000 euros, que dec orre dos acontecimentos da semana passada", disse José Magalhães, referindo-se a os alegados ataques terroristas desmantelados pela polícia britânica, no dia 10 de Agosto, que estariam a ser preparados com explosivos líquidos.
Para evitar o risco associado a este tipo de explosivos, que ainda são pouco conhecidos pelas autoridades, os ministros também decidiram que "haverá, d ecididamente, mais controlo sobre o transporte de líquidos para dentro dos aviõe s", explicou José Magalhães, que representou Portugal na reunião, e não o minist ro António Costa, como foi inicialmente anunciado em Londres.
O secretário de Estado da Administração Interna confirmou também que to dos os países europeus se mostraram "solidários com o Reino Unido por causa dest a última ameaça e dispostos a cumprir a regra número um do combate ao terrorismo internacional, que passa por trabalhar em conjunto e de uma forma ágil".
Segundo José Magalhães, Portugal "apoia a generalidade das medidas de r eforço de segurança que estão agora a ser aceleradas" e concorda com uma ideia a vançada pelo ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, que "propôs a criaçã o de uma força europeia de intervenção rápida, como a que existe para os problem as de imigração, equipada de instrumentos eficazes que lhe permita apoiar os paí ses que necessitem de ajuda numa situação de emergência, como uma ameaça ou ataq ue terrorista".
Todos estes planos serão discutidos na próxima reunião dos ministros eu ropeus da Justiça e da Administração Interna, que se realizará na cidade de Tamp ere, na Finlândia, entre os dias 20 e 22 de Setembro.
"Será uma boa altura para se voltar a discutir formas de combater a rad icalização na Europa e de aperfeiçoar os mecanismos de cooperação na área de seg urança, para permitir que se troque informação sobre eventuais riscos ou suspeit os na hora, sem burocracias", acrescentou José Magalhães.
A reunião desta tarde foi promovida pelo ministro do Interior britânico , John Reid, e contou com a presença dos seus homólogos da Finlândia, França, Al emanha e Eslovénia, os países que, juntamente com Portugal, detêm a presidência da União Europeia nos próximos dois anos e meio.
Também presente esteve o comissário europeu da Justiça, Franco Frattini , que prometeu apresentar nas próximas semanas "projectos muito claros para melh orar a troca de informações entre os serviços secretos de cada país".