Unidade de biometano de Benavente para abastecer mais de 13 mil casas

Benavente vai receber um investimento para produzir biometano, uma energia limpa. A Ferbgás Renováveis recebeu autorização da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para avançar com uma unidade de produção em Benavente, com início de operação previsto para o primeiro semestre de 2027 e com um investimento de 20 milhões de euros.

Arlinda Brandão - Antena 1 /

Foto: Ferbgás Renováveis

Numa primeira fase, a unidade está dimensionada para uma injeção anual de cerca de 40 gigawatts hora (GWh), equivalente ao consumo de aproximadamente 8.000 habitações. Numa fase posterior, o valor poderá subir para 62 GWh/ano, suficiente para abastecer cerca de 13.000 habitações, segundo a Ferbgás Renováveis.

Vai ser assim possível, substituir gás fóssil por biometano num fluxo contínuo e seguro, sem necessidade de interrupções nem trocas de equipamentos. E prevê-se a criação de 45 postos de trabalho, dos quais 15 diretos e 30 indiretos.

Este projeto faz parte do plano da empresa para instalar 10 unidades de biometano em Portugal, com um investimento total entre 200 e 300 milhões de euros.
PUB