Unidade de biometano de Benavente para abastecer mais de 13 mil casas

Unidade de biometano de Benavente para abastecer mais de 13 mil casas

Benavente vai receber um investimento para produzir biometano, uma energia limpa. A Ferbgás Renováveis recebeu autorização da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para avançar com uma unidade de produção em Benavente, com início de operação previsto para o primeiro semestre de 2027 e com um investimento de 20 milhões de euros.

Arlinda Brandão - Antena 1 /

Foto: Ferbgás Renováveis

Numa primeira fase, a unidade está dimensionada para uma injeção anual de cerca de 40 gigawatts hora (GWh), equivalente ao consumo de aproximadamente 8.000 habitações. Numa fase posterior, o valor poderá subir para 62 GWh/ano, suficiente para abastecer cerca de 13.000 habitações, segundo a Ferbgás Renováveis.

Vai ser assim possível, substituir gás fóssil por biometano num fluxo contínuo e seguro, sem necessidade de interrupções nem trocas de equipamentos. E prevê-se a criação de 45 postos de trabalho, dos quais 15 diretos e 30 indiretos.

Este projeto faz parte do plano da empresa para instalar 10 unidades de biometano em Portugal, com um investimento total entre 200 e 300 milhões de euros.
PUB