Unidade II do Centro Hospitalar de Gaia alvo de obras de beneficiação
A Unidade II do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho vai ser alvo de obras de beneficiação de 140 mil euros, fruto de um acordo de colaboração entre a autarquia de Gaia e a Liga dos Amigos do hospital que será terça-feira assinado.
"As instalações estão num estado pouco dignificante (...), a obra permitirá dar um novo ar à cidade e ao hospital", afirmou o vice-presidente da Câmara de Gaia, Patrocínio Azevedo, durante a votação, em reunião de câmara, da proposta do acordo de colaboração que foi aprovada.
Segundo o protocolo, a que a Lusa teve acesso, "após a devida autorização da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, proprietária do edifício, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho [CHVNG/E] decidiu levar a efeito um conjunto de intervenções" na Unidade II, de forma a "criar um espaço condigno ao atendimento" e "proporcionar melhores condições de humanização".
Paralelamente, a Liga dos Amigos "manifestou total disponibilidade para, em colaboração com o CHVNG/E, concretizar o arranjo e pintura das paredes, as quais não se encontravam previstas inicialmente".
Sendo uma associação civil, sem fins lucrativos, a Liga dos Amigos não tem "meios próprios para assumir a totalidade dos encargos" com a obra, tendo por isso solicitado o apoio da Câmara Municipal de Gaia que decidiu financiar os trabalhos com 140 mil euros.
"Estamos a mudar a cara e a fachada do hospital", destacou o autarca Patrocínio Azevedo, segundo o qual as obras deverão arrancar ainda em dezembro.
Em comunicado hoje divulgado, o Centro Hospitalar destaca que as obras em causa "irão permitir aos utentes e profissionais (...) usufruir de melhores condições na prestação de cuidados de saúde".
A Unidade II, situada no centro da cidade, junto ao Palácio da Justiça, compreende os Serviços de Ortopedia, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria (com Neonatologia) e Cirurgia Pediátrica, para além da Urgência de Ginecologia/Obstetrícia.
Com uma lotação de 151 camas (20 berços), a atividade assistencial desta unidade é de aproximadamente 89 mil consultas, 3.500 cirurgias, 1.700 partos e cerca de 13 mil atendimentos de urgência obstétrica/ginecológica.
O Acordo de Colaboração, que envolve a Câmara Municipal de Gaia, a Administração Regional de Saúde do Norte, o Centro Hospitalar e a Liga dos Amigos do mesmo centro será assinado terça-feira pelas 11:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.