Última Hora
Marques Mendes divulga lista de 22 clientes. Candidato desafia adversários a revelarem eventuais "conflitos de interesses"

Universidade Aberta será uma das três da Europa com todos os cursos virtuais

Lisboa, 01 Mar (Lusa) - A Universidade Aberta terá, a partir do próximo ano lectivo, todos os mestrados e licenciaturas em regime de e-learning, figurando entre as duas ou três únicas universidades europeias que leccionam os seus cursos exclusivamente em ambiente virtual.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Todos os alunos que ingressarem nas licenciaturas ou nos mestrados no ano lectivo de 2008/2009 vão trabalhar apenas via Internet, embora os que estão a concluir esses cursos ainda tenham uma componente não virtual", esclareceu António Teixeira, pró-reitor da Universidade Aberta (UAb), à agência Lusa.

O modelo pedagógico para ensino à distância baseado numa plataforma de e-learning e desenvolvido por investigadores do Laboratório de Ensino a Distância da Universidade Aberta inclui, além da classe virtual, particularidades como o cartão de aprendizagem e o e-fólio.

"Um e-fólio corresponde a um teste ou trabalho e o cartão de aprendizagem é um sistema de creditação da avaliação no qual o estudante vai acumulando pontos conforme vai fazendo esses testes ou trabalhos, ou seja, conforme vai dando provas de aproveitamento", explicou o responsável.

Lina Morgado, professora na instituição e coordenadora do programa de formação de docentes em e-learning, afirmou à Lusa que o cartão de aprendizagem permite guardar créditos de um ano para o ano seguinte, por ter em conta que alguns estudantes podem não conseguir concluir o processo de avaliação em apenas um ano".

A docente considera que o cartão de aprendizagem e o e-fólio são "marcas distintivas da UAb face a outras universidades com ensino virtual à distância".

Ainda segundo Lina Morgado, "quando estiver totalmente online, a Universidade Aberta passa a figurar entre as três universidades da Europa a leccionar todos os cursos apenas em ambiente virtual".

As outras duas universidades que já adoptaram este sistema foram a Universidade Aberta da Catalunha (UOC) - criada há 12 anos e que é a mais antiga da Europa a ter este procedimento - e a holandesa FernUniversität in Hagen, cujo processo estava, há alguns meses, em fase de conclusão.

No ano em que comemora 20 anos de existência, a UAb conta com quase 10 mil alunos em Portugal e no estrangeiro, possuindo a licenciatura com maior número de estudantes no País (licenciatura em Ciências Sociais, com 3626 alunos).

António Teixeira revelou ainda à Lusa que "um projecto de investigação a nível europeu analisou os principais estabelecimentos de ensino que facultam cursos em ambiente virtual e escolheu a Universidade Aberta como o melhor exemplo em Portugal".

Para o pró-reitor da UAb, as características da Universidade Aberta têm conquistado "uma elevada taxa de satisfação por parte dos estudantes, nomeadamente no que respeita à relação pedagógica com os tutores, ao sistema de aula permanente e à flexibilidade de frequência dos cursos".

Com todos os cursos adequados ao Modelo de Bolonha, a UAb (www.univ-ab.pt) disponibilizará em 2008/2009 licenciaturas em Ciências da Informação e da Documentação; Ciências do Ambiente; Educação; Línguas Aplicadas; Matemática e Aplicações; Ciências Sociais; Estatística e Aplicações; Estudos Europeus; Estudos Portugueses e Lusófonos; Gestão; História; Informática; Línguas, Literaturas e Culturas (duas variantes: Estudos Portugueses; Línguas Estrangeiras).

Quanto aos mestrados, no próximo ano lectivo estarão disponíveis: MBA em Gestão; Comércio Electrónico e Internet; Administração e Gestão Educacional; Arte e Educação; Cidadania Ambiental e Participação; Ciências do Consumo Alimentar; Comunicação Educacional Multimédia; Estatística, Matemática e Computação; Estudos do Património; Estudos Euro-Asiáticos; Estudos Francófonos; Estudos Ingleses e Americanos; Estudos Portugueses Multidisciplinares; Expressão Gráfica e Audiovisual; Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares; Literatura e Cultura Portuguesas; Relações Interculturais; Supervisão Pedagógica.

PUB