Universidade de Coimbra distribuiu 130 mil euros em bolsas de mérito
A Universidade de Coimbra (UC) distribuiu cerca de 130 mil euros aos seus melhores alunos em bolsas de mérito para o ano lectivo 2005/2006, anunciou hoje a instituição.
As bolsas, no valor de 404,83 euros, foram atribuídas a 316 alunos da UC, no âmbito do Fundo de Apoio ao Estudante.
Segundo uma nota do gabinete de comunicação e identidade da UC, as verbas foram transferidas na semana passada, representando um investimento global de 127.926,28 euros e reconhecendo os melhores alunos de todos os cursos de licenciatura da Universidade, uma das mais antigas a nível mundial.
"Esta iniciativa concretiza a orientação da Universidade de estimular a procura da excelência por parte dos seus estudantes, na convicção de que esta é uma forma de contribuir para melhores resultados na formação de quadros superiores", diz a nota.
Além das bolsas de mérito, o Fundo de Apoio ao Estudante da Universidade de Coimbra prevê que, nos agregados familiares que mantenham na UC dois ou mais alunos de licenciatura, apenas um deles pagará a propina máxima, ficando os restantes sujeitos à propina mínima.
No âmbito do apoio financeiro e pecuniário aos seus estudantes, a UC mantém ainda o Fundo de Apoio Social, destinado a "garantir a não exclusão de qualquer aluno por motivos económicos".
No ano lectivo 2004/2005 cerca de meio milhar de alunos beneficiaram destas bolsas, que são equivalentes a uma redução da propina para o valor mínimo.
As candidaturas a este fundo, que pode beneficiar até 1.200 estudantes, estão abertas até ao final de Agosto nos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra.
Ambos os fundos (de Apoio ao Estudante e de Apoio Social) são "mantidos exclusivamente com verbas da Universidade".