Universidade de Coimbra quer Escola de Enfermagem integrada na instituição

por Lusa

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, defendeu hoje a integração da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra na instituição, notando as sinergias "já evidentes" entre as duas entidades.

"Li com especial agrado as declarações do senhor presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, sobre a defesa da integração da sua instituição na UC que, diga-se, corresponde a um sentimento recíproco", afirmou Amílcar Falcão, no seu discurso de tomada de posse, na Sala dos Capelos, naquele que é o Dia da Universidade de Coimbra.

Para o reitor, que assumiu hoje o seu segundo mandato à frente da UC, "as sinergias entre as duas entidades são já hoje evidentes", apontando para o exemplo do doutoramento em enfermagem, "que teve o seu início neste ano letivo, e com ocupação total das vagas disponibilizadas".

Durante o discurso, Amílcar Falcão referiu que a instituição quer avançar com a expansão do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) e a construção da subunidade 2+4 da Faculdade de Medicina, obras que deverão ser acompanhadas pelo arranjo exterior do Polo III.

"Com a conclusão do UC Biomed, a expansão do ICNAS e a instalação definitiva de toda a Faculdade de Medicina no Polo III, a própria proximidade geográfica irá alavancar toda a investigação biomédica e clínica, reunindo condições difíceis de encontrar, mesmo à escala global", destacou.

Com o objetivo de consolidar a UC como uma universidade de investigação, Amílcar Falcão sublinhou que o valor agregado de projetos e atividades daquela entidade passaram de 100 milhões de euros em 2015 para 360 milhões de euros em 2022, esperando que o financiamento para investimento "não andará longe do dobro" daquele que registou no mandato passado.

Durante a sua intervenção, o reitor avançou ainda com o anúncio da criação de um `Cultural Hub`, que pretende agregar as valências de produção artística, capacitação de públicos, de investigação aplicada às artes e de captação de financiamento competitivo na cultura, recordando a integração do Colégio das Artes na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e do Teatro Académico Gil Vicente na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Num campo local, Amílcar Falcão frisou a importância do campus criado pela UC na Figueira da Foz, esperando que, no espaço de três anos, aquela estrutura "seja já uma peça importante" para a instituição e que, no final da década, "se torne imprescindível".

Amílcar Falcão foi reeleito pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra, não tendo tido qualquer opositor no processo eleitoral.

Tópicos
pub