Universidade de Évora aumenta formação na área agrícola
A Universidade de Évora (UE) vai aumentar a formação na área agrícola com a criação de dois novos mestrados nesta área, anunciou hoje o reitor da instituição, Manuel Ferreira Patrício.
Detentora de um Mestrado em Agricultura Biológica, a UE decidiu alargar a sua esfera de formação no próximo ano lectivo, com mestrados em Novas Tecnologias em Engenharia de Biossistemas e em Gestão e Requalificação de Ecossistemas.
Em declarações à Agência Lusa, Ferreira Patrício considerou que o aumento da formação na área agrícola vai permitir reforçar a acção da UE na Rede de Universidades Portuguesas de Ensino Agrário (RUPEA).
O responsável universitário justificou o arranque dos novos mestrados com a importância da agricultura, que classificou como "um dos vectores estratégicos para o país".
O reitor destacou também a necessidade de melhorar os mecanismos de cooperação ao nível da educação, formação superior pós-graduada e da investigação científica, no âmbito das ciências agrárias em Portugal.
A RUPEA foi criada em Junho de 2003, como forma de "concertação de vontades no sentido de racionalizar e procurar optimizar os recursos humanos e as instalações existentes", explicou.