Universidade do Algarve garante flexibilidade a estudantes estrangeiros

por Antena 1

Foto: Facebook Universidade do Algarve

A cerca de um mês do arranque do ano lectivo, as Universidades e Politécnicos preparam a receção aos alunos. A enfrentar dificuldades financeiras, os estudantes estrangeiros em Portugal temem que uma eventual segunda onda do coronavírus implique uma nova suspensão das atividades presenciais no ensino superior. No caso da Universidade do Algarve, é dada a possibilidade de uma matrícula parcial para a alunos do primeiro ano que por alguma razão não consigam chegar a tempo do princípio do ano letivo.

As propinas dos alunos internacionais representam receitas anuais na ordem dos 20 milhões de euros para os cofres das universidades portuguesas.

Ouvido pela Antena 1, o ministro do Ensino Superior sublinha que a mobilidade dos estudantes está a ser afetada em todo o mundo pela pandemia.

Manuel Heitor acredita que será possível dar condições de segurança a todos os alunos, incluindo os estrangeiros.

O Ministro do Ensino Superior acredita que, apesar da pandemia, Portugal não vai perder a capacidade de atrair estudantes de outras nacionalidades para as universidades e politécnicos do país.

O ensino será direcionado para as aulas presenciais, mas com regras de contenção da Covid-19, com o uso obrigatório de máscara, o alargamento dos horários, incluindo aulas ao sábado e também a promoção de campanhas de testes e estudos imunológicos.

pub