Universidade do Minho cria pavimento que muda de cor quando há gelo na estrada
Braga, 26 fev (Lusa) - Uma equipa da Universidade do Minho (UMinho) desenvolveu um pavimento que muda de cor quando se forma gelo na sua superfície, uma tecnologia que poderá evitar acidentes e vítimas nas estradas de todo o mundo, anunciou hoje aquela academia.
O pavimento consegue ainda retirar manchas de óleo da via.
Segundo a UMinho, esta "inovação mundial" deve-se à introdução de nanocompósitos à base de óxidos nos pavimentos tradicionais.
Joaquim Carneiro, do Centro de Física da Escola de Ciências da UMinho e líder do projeto, explicou que quando a temperatura baixa ao ponto de congelação da água (0ºC) é produzida uma reação que leva o asfalto a adquirir a cor vermelha.
"Os condutores conseguem, assim, visualizar as zonas encarnadas em que se formam as placas de gelo e tomam as devidas precauções", disse ainda.
Além disso, as minúsculas partículas à base de óxidos têm a capacidade de limpar o próprio asfalto.
Reagem quimicamente com o óleo que sai dos veículos em acidentes ou em derrames no asfalto, degradando o óleo e convertendo-o em dióxido de carbono e água
A pesquisa de Joaquim Carneiro foi apresentada numa conferência internacional e "já despertou o interesse" dos governos da Finlândia e Portugal.
Depois das provas laboratoriais na UMinho, será agora testada em ambiente real, numa autoestrada da região Centro, cujas condições de rigor climático, altitude, humidade e temperatura são consideradas propícias.
"Acreditamos que os testes vão ser positivos e a implementação deste `asfalto inteligente` será uma realidade a médio prazo, promovendo a prevenção rodoviária e evitando acidentes em todo o mundo, em especial nas regiões frias e montanhosas, como a Escandinávia, o Canadá, a Rússia ou os Andes", disse Joaquim Carneiro.
O seu próximo projeto incide na utilização de fibras de carbono que alertem para a formação de fissuras no asfalto, de forma a que sejam detetadas e reparadas mais rapidamente.