Universidade dos Açores abre cursos para idosos e reformados

A Universidade dos Açores (UA) anunciou hoje a abertura de dez novos cursos no próximo mês destinados a idosos e reformados, a ministrar nos pólos de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.

Agência LUSA /

Em conferência de imprensa para apresentação do programa comemorativo do Dia do Idoso, a pró-reitora para a Mobilidade e Cooperação adiantou que os cursos surgem na sequência da "grande adesão" demonstrada pelos participantes no último ano lectivo, quando arrancou a iniciativa.

Com uma duração média de 20 horas, a formação decorrerá até Maio do próximo ano e com o máximo de 25 participantes por cada curso, mediante o pagamento de uma propina mínima, adiantou Maria Teresa de Medeiros.

No pólo de Ponta Delgada decorrerão cursos nas áreas da história da arte, educação física, literatura portuguesa, história económica, política internacional e informática.

Na Terceira serão ministradas aulas de história de arte e literatura portuguesa.

Segundo a pró-reitora, trata-se de "um projecto pioneiro" numa universidade pública portuguesa que permite "aprofundar conhecimentos" na faixa etária em causa, ao mesmo tempo que facilita a "socialização" dos participantes e "aproximação" à instituição de ensino superior.

"No último ano lectivo, a UA organizou um total de seis cursos, nas áreas de informática, história de arte, literatura e cultura portuguesa, com 70 participantes", especificou Maria Teresa de Medeiros, ao realçar "a grande motivação" demonstrada pelos alunos, que "não revelaram nem absentismo nem insucesso".

Em geral, os cursos são frequentados por funcionários bancários na reforma, professores, enfermeiros, domésticas e empregados do comércio, mas a sua participação está também aberta a todos quantos demonstram interesse pela aprendizagem, disse.

As comemorações do Dia do Idoso, cuja comissão organizadora é composta por idosos e reformados que frequentaram os cursos da UA, integram provas desportivas e um seminário, na quinta-feira.

Estão igualmente previstas exposições de pintura, de fotografia e de trabalhos antigos.

PUB