Universidade galega retira título a Franco e pede o mesmo a Coimbra
A Direcção da Universidade de Santiago de Compostela deliberou por unanimidade retirar o título de doutor "honoris causa" concedido ao ditador espanhol Francisco Franco em 1965, pedindo o mesmo à Universidade de Coimbra.
A decisão foi anunciada pelo reitor da universidade, Senén Barro que explicou aos jornalistas que Franco "não tinha os méritos académicos suficientes" para lhe ser atribuído o título que na altura lhe foi concedido.
Em comunicado, a Universidade afirma que Francisco Franco Bahamonde "não reúne os méritos científicos nem pessoais para ostentar esta honra e, em consequência, o seu nome é retirado da lista de ilustres `honoris causa` desta Universidade bem como do livro de honras".
É a primeira vez que a Universidade adopta uma decisão deste tipo, referindo que a iniciativa começou a ser debatida há um ano, sendo tomada agora porque coincide com a aprovação da Lei de Memória Histórica.
Barro explicou que a sua universidade contactou já com as congéneres em Coimbra e em Salamanca para que tomem uma decisão no mesmo sentido.
Entre os distinguidos com o título da universidade galega figuram individualidades com os ex-presidentes de Portugal, Mário Soares, do Uruguai, Júlio María Singuineti e o do actual chefe de Estado brasileiro, Lula da Silva.