Urgência da Maternidade Bissaya Barreto obrigada a fechar por falta de obstetras

por Antena 1

RTP

A falta de obstetras vai levar ao encerramento da urgência da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, durante dois dias da próxima semana.

A denúncia partiu da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

A Ordem revela que existe uma "preocupante falta de obstetras na zona Centro do país, claramente insuficientes para dar resposta adequada às necessidades dos cidadãos".

Entre as 21:00 de segunda-feira e as 09:00 de terça-feira, e durante todo o dia 31, a urgência da Maternidade Bissaya Barreto vai estar encerrada, obrigando os cidadãos a recorrerem à Maternidade Dr. Daniel de Matos.

Fonte do gabinete de comunicação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) disse à agência Lusa que "a função urgência obstétrica está garantida", mas que, "por razões circunstanciais, no período da noite do próximo dia 26 de agosto, o serviço de obstetrícia B, que funciona na Maternidade Bissaya Barreto, conta com menos um obstetra".

"Por esse facto, o CHUC, tendo sempre por princípio o atendimento às utentes com toda a segurança, tomou medidas cautelares no sentido de reorientar a eventual procura externa, nesse período, para o seu serviço de obstetrícia A que funciona na Maternidade Daniel de Matos", adiantou.

As duas maternidades de Coimbra integram o CHUC, que garante um atendimento "com a mesma qualidade e segurança" em qualquer uma das unidades de obstetrícia.

Fonte do CHUC adiantou ainda que estão a ser desenvolvidos esforços para que a urgência da Maternidade Bissaya Barreto não encerre no dia 31 de agosto.

RTP com Lusa
pub