Utentes da linha do Sado "atrasaram" comboio para Setúbal
Um comboio que efectuava o percurso Barreiro/Setúbal ficou retido durante cerca de 15 minutos na estação de Pinhal Novo devido a uma acção de protesto de utentes da linha do Sado para exigir a melhoria do serviço ferroviário.
Segundo Domingos Rodrigues, da Comissão de Utentes, os manifestantes "ocuparam a linha ferroviária do cais 5, cerca das 17:45, e provocaram um pequeno atraso na partida do comboio para Setúbal".
Os passageiros exigem a electrificação do troço ferroviário da Linha do Sado, entre Barreiro e Pinhal Novo, e a manutenção dos comboios da CP entre Barreiro e Praias-do-Sado.
A passagem do comboio Inter-cidades para o Algarve pela cidade de Setúbal e o alargamento do passe social à linha da Fertagus (Lisboa/Setúbal), são outras reivindicações que os utentes dos comboios vão apresentar à Refer e ao governo.
A entrada em funcionamento dos elevadores e escadas rolantes da estação de Pinhal Novo, que desde a sua instalação, há vários meses, nunca trabalharam, era outra exigência dos utentes que, entretanto, foi parcialmente, satisfeita.
Quarta-feira, véspera do protesto, os utentes foram surpreendidos pela entrada em funcionamento das escadas rolantes, mas os elevadores continuavam hoje parados.