Vacas na Trindade distribuem leite à população

Porto, 28 set (Lusa) -- A estação de metro da Trindade, no Porto, foi hoje transformada numa espécie de vacaria e sete vacas leiteiras foram ordenhadas para distribuir meias de leite à população, apesar dos problemas elétricos terem atrasado a oferta da bebida quente.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
Vacas na Trindade distribuem leite à população Lusa

"Que cheiro a vaca. Vou chegar à escola e dizer que vi vacas na Trindade. Isto é muito fixe, nunca tinha visto vacas no meio da cidade", comentava à saída do metro uma jovem estudante, ao deparar-se com vacas malhadas a serem ordenhadas.

A iniciativa "Meia de leite direta" é a primeira ação do "Manobras no Porto", um projeto cultural que arranca hoje no Porto, e tem o objetivo de trazer o mundo rural à cidade e fazer refletir as pessoas sobre os ritmos e o estilo de vida urbana.

Mel, 311, 325, 289, 353, 336 e a 195 são os nomes das sete vacas eleitas para estarem entre palhas, deitadas na Trindade ao longo do dia de hoje.

Estima-se que cada uma produza entre 30 a 40 litros de leite, disse à Lusa Filipe Soares, sócio-gerente da vacaria Vale de Leandro, na Maia.

O leite recolhido é fervido para ser misturado com café e oferecido à população, mas algumas falhas de eletricidade atrasaram a distribuição gratuita das doses de meias de leite.

"As vacas trabalham, mas a máquina de café está com alguns problemas técnicos", confirmou à Lusa Leonor Matos, que começou a entregar os primeiros copos de leite à população portuense pelas 08:00 e que estima tirar "pelo menos 500 meias de leite" durante a manhã, na iniciativa que se prolonga até às 15:00.

"Acho fascinante a iniciativa. Nunca tinha visto vacas leiteiras", confessou à Lusa Ricardo Azevedo, 17 anos, enquanto saboreava uma meia de leite direta a fumegar.

Patrícia Teixeira, mãe de dois rapazes de 12 e oito anos, chega ao metro da Trindade em stress para levar os filhos à escola. O mugido das vacas e a operação da ordenha fazem-na parar por escassos minutos, para observar pedaços da vida rural, que hoje invadem a cidade.

"Acho uma boa iniciativa, porque nunca tinha visto vacas na cidade, ainda por cima na Trindade", comenta aquela mãe, enquanto ouve o filho mais novo, Reinaldo Oliveira, a pedir para ordenhar uma das vaquinhas leiteiras.

Em declarações à Lusa, José Carretas, da Panmixia Associação Cultural e autor do projeto "Meia de leite direta", afirmou que registou alguma "perplexidade" nas pessoas, quando se depararam com a iniciativa.

O objetivo de quebrar o ritmo da normalidade citadina foi atingido, garante.

A intervenção da "Meia de leite direta" é o mote para o arranque do "Manobras no Porto", que promete cinco dias de animação distribuídos por 164 eventos diversos.

Os miradouros da Vitória e Sé e o Passeio das Virtudes são os três "palcos" principais do "Manobras", que termina no domingo, com um mega piquenique no Jardim das Virtudes, pelas 12:00, onde a população é convidada a levar o farnel e a partilhar uma refeição na cidade.

Lusa/Fim

Tópicos
PUB